Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Mutação das redes sociais. TikTok cria publicações só com texto e Twitter passa a X

por Carla Quirino - RTP
Mike Blake - Reuters

A partir de segunda-feira, a rede chinesa de partilha de vídeos, o TikTok, abre um novo espaço para publicações só com palavras para oferecer aos utilizadores "outra maneira de se expressarem". É uma das novidades desta semana nas plataformas media com o foco em novos utilizadores que procurem alternativas ao Twitter ou ao Threads, da Meta. Entretanto, o Twitter deixou de ser Twitter. O proprietário, Elon Musk, abandonou o pássaro e rebatizou a rede como X.

O TikTok, de propriedade da empresa chinesa ByteDance, era conhecido pela partilha de conteúdos vídeo. Agora, com “conteúdo baseado em texto”, a plataforma de streaming sublinha que quer “dar à criatividade escrita que vimos em comentários, legendas e vídeos, um espaço dedicado para brilhar”.

Os utilizadores do TikTok terão agora três opções na aplicação - publicar fotos, vídeos ou texto. Nas publicações de texto o utilizador terá a possibilidade de enfeitá-las com fundos coloridos e adesivos.

“Até mil palavras” diz a empresa, que enfatiza que a alteração permitirá “expandir os limites da criação de conteúdo”.

“Esses recursos fazem com que as publicações de texto sejam tão dinâmicas e interativas quanto qualquer partilha de vídeo ou foto”, disse o TikTok. Este novo recurso tem o foco nos utilizadores que procurem alternativa ao Twitter ou Instagram.
TikTok

Segundo a análise do site TechCrunch, a introdução deste recurso no TikTok “provavelmente atingirá o Twitter - agora X-, e a Threads da Meta (proprietária do Instagram e Facebook)”.

No início de julho, a plataforma Threads, da Meta, foi lançada nas lojas de aplicações da Apple e Android em 100 países, incluindo o Reino Unido. O patrão da Meta, Mark Zuckerberg, veio disser que a plataforma Threads conquistou mais de 100 milhões de utilizadores em menos de cinco dias, mas o número de utilizadores diários ativos caiu 70 por cento desde então, relata a Forbes.

O TikTok tem pouco mais de mil milhões de utilizadores, segundo o site da empresa, enquanto o Instagram tem 2,3 mil milhões, de acordo com o site do setor, Business of Apps.

O TikTok tem enfrentado suspeitas devido à ligação com a China, com os governos canadiano, norte-americano, britânico e australiano a restringir a aplicação em dispositivos de propriedade do governo. Esta semana, a empresa ByteDance revelou que os seus funcionários baseados na China podem acessar a alguns dados de utilizadores australianos.
Twitter passou a X
Na competição para capitalizar utilizadores, a marca Twitter sofreu uma reformulação e foi apresentada na segunda-feira como X pelo proprietário Elon Musk.

Esta aposta já foi rotulada por especialistas do TechCrunch como “extremamente arriscada”.
Ilustração do logo X | Dado Ruvic - Reuters

A marca do pássaro azul na rede social Twitter foi substituída por um logo com um "X" branco sobre fundo preto.

Sob nova roupagem, os tweets serão alterados para x` , mas, para já, permanece a mesma configuração.
Tópicos
PUB