Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Musk nomeado por Trump para melhorar eficiência da máquina governamental

por Inês Martins - Antena 1

Foto: Carlos Barria - Reuters

Nas últimas horas, Trump fez várias nomeações, com destaque para Elon Musk, que vai ter um papel importante para melhorar a eficiência da máquina governamental norte-americana.

Joe Biden recebe esta quarta-feira, na Casa Branca, o presidente eleito dos Estados Unidos. Donald Trump regressa a um local que bem conhece, no âmbito do processo de transição de poder. Algo que o próprio Trump se recusou a fazer, em 2020, quando perdeu as eleições presidenciais, precisamente frente a Joe Biden.

O encontro entre os dois, na Sala Oval, está previsto para as 16h00, hora de Lisboa.A cerimónia de posse de Donald Trump vai acontecer a 20 de Janeiro do próximo ano.

Enquanto Trump começa a preparar o futuro, também esta quarta-feira, o chefe da diplomacia norte americana está de visita a Bruxelas para conversações de emergência com os parceiros europeus. O objetivo é tentar acelerar a ajuda à Ucrânia, antes da tomada de posse de Donald Trump.

Antony Blinken tem encontros agendados com o secretário geral da NATO, Marke Rutte, para além de reuniões com responsáveis da União Europeia.

A deslocação do secretário de Estado norte-americano ocorre numa altura de incerteza na Ucrânia e em muitas capitais da Europa sobre a continuidade do apoio a Kiev após a eleição presidencial de Trump, na semana passada, à qual se junta uma crise política na Alemanha.
PUB