MPLA lidera a contagem dos votos em Angola. UNITA contesta

por Antena 1

Os primeiros resultados oficiais provisórios dão uma diferença significativa para o maior partido da oposição, a UNITA. Um anúncio feito já esta madrugada pelo porta-voz da comissão nacional eleitoral de Angola, Lucas Quilundo. Com um terço dos votos contabilizados, segundo as autoridades, os dados indiciavam uma vitória do MPLA com 60% dos votos.

O número dois das listas da União Nacional para a Independência Total de Angola, Abel Chivukuvuku, afirmou que os dados provisórios recolhidos das eleições de quarta-feira apontavam em sentido inverso, para uma vitória do partido.

"Os nossos centros de escrutínio [dão] claros indicadores provisórios de tendência de vitória da UNITA em todas as províncias do no nosso país", afirmou Chivukuvuku, em conferência de imprensa.
Como exemplo, Chivukuvuku indicou que, nos municípios da província de Luanda, o partido no poder (Movimento Popular de Libertação de Angola, MPLA) ganhou apenas em um município.

Perante o confronto de números tão diferentes, Abel Chivukuvuku sustentou que o processo "tem de ser pacífico": "somos todos angolanos, somos todos atores da história de Angola, temos todos interesse que tudo corra bem".

Os observadores internacionais, de várias instituições, presentes em Angola reúnem hoje e depois será divulgado um relatório sobre a forma como decorreram as eleições.

c/Lusa
PUB