Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Moscovo fala em 60 dias. Kiev anunciou prorrogação por 120 dias do acordo para exportar cereais através do Mar Negro

por RTP
António Mateus - RTP

O acordo entre a Rússia e a Ucrânia para prolongar o acordo sobre a exportação de cereais ucranianos através do Mar Negro é valido por 120 dias, revelou o governo de Kiev, citado pela EFECOM. Já depois do anúncio, a Rússia veio dizer que apenas tinha concordado com uma extensão de mais 60 dias.

"O acordo foi prorrogado por mais 120 dias", disse o ministro ucraniano do Desenvolvimento Comunitário, do Território e Infraestruturas, Oleksandr Kubrakov, na sua conta do Facebook, agradecendo ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e ao Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, assim como a todos os países aliados envolvidos na mediação.

"Isto significa que a Ucrânia continua a exportar os seus produtos agrícolas através de três portos", precisou o ministro, revelando que desde 01 de Agosto 25 milhões de toneladas de cereais tinham sido enviadas "para satisfazer as necessidades do mundo".

Na quarta-feira, a Turquia divulgou que estava a negociar com a Ucrânia e a Rússia uma nova prorrogação de 120 dias do acordo sobre os cereais, em vez dos 60 dias anunciados por Moscovo.

O acordo, aprovado em julho de 2022 sob mediação da ONU e da Turquia, foi prorrogado pela última vez em novembro passado e deveria expirar hoje.

Também hoje, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou a prorrogação do acordo internacional sobre a exportação de cereais ucranianos, mas sem especificar a duração do pacto. "A continuação e estabilidade do acordo é de importância vital", disse Erdogan.

Erdogan participou num evento público em Çanakkale, na Turquia ocidental, onde agradeceu à Ucrânia, à Rússia e às Nações Unidas pelo seu envolvimento nas negociações.

Entretanto, a Rússia veio já dizer que concordou com uma extensão do acordo de exportação de cereais ucranianos por apenas 60 dias e não 120 como foi dito por Kiev. "Há declarações de diferentes lados de que o acordo sobre exportação de cereais foi prorrogado por 120 dias", disse a porta-voz do Ministério russo dos Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova, para negar a veracidade da informação.

Citada pela agência russa Interfax, replicada pela AFP, Maria Zakharova sublinhou: "Temos dito repetidamente que (...) o lado russo informou todas as partes interessadas de que o acordo foi prorrogado por 60 dias".

Antes, responsáveis governamentais em Kiev tinha assegurado que o acordo entre a Rússia e a Ucrânia para prolongar o acordo sobre a exportação de cereais ucranianos era valido por 120 dias.

O acordo facilitou a exportação de 25 milhões de toneladas de cereais em mais de 1.600 viagens de navios mercantes desde julho passado.

Cinquenta e cinco por cento destes alimentos foram para países em desenvolvimento.

 

c/ Lusa

Tópicos
pub