Morte de George Floyd. Ex-agente Derek Chauvin considerado culpado
O ex-agente policial norte-americano Derek Chauvin foi esta terça-feira considerado culpado da morte do cidadão afro-americano George Floyd, no final de maio de 2020, em Minneapolis. A sentença vai ser conhecida nos próximos dias.
A decisão do júri foi agora conhecida.
Judge Peter Cahill reads guilty verdict in trial of Derek Chauvin, the former policeman who has been convicted of murdering George Floyd https://t.co/0BXNKYyACT pic.twitter.com/RlBcatsY1A
— BBC Breaking News (@BBCBreaking) April 20, 2021
O momento da morte foi captado num vídeo amplamente divulgado nas redes sociais, no qual se podia ver o polícia a pressionar um joelho sobre o pescoço e as costas de Floyd durante mais de nove minutos, enquanto o detido dizia que não conseguia respirar.
A morte deu origem a acusações de racismo e a sucessivas vagas de manifestações de protesto, que por várias ocasiões degeneraram em violência.
O crime de assassínio em segundo grau é punível com até 40 anos de prisão, homicídio em terceiro grau, com pena máxima de 25 anos, e homicídio em segundo grau, com pena de prisão de até dez anos.