As agências de notícias russas noticiaram esta terça-feira a morte do antigo líder soviético Mikhail Gorbachev, aos 91 anos. Gorbatchev ficou conhecido por ter terminado a "Guerra Fria" não conseguindo conter, em 1991, o colapso da União Soviética.
O antigo líder soviético vai ser enterrado em Moscovo, no cemitério de Novodevichy, ao lado da mulher Raisa, que morreu em 1999. A informação foi avançada pela agência TASS, citando uma fonte da família.
Em 1989, viveu a queda do Muro de Berlim e não conseguiu conter a desintegração da União Soviética que acabartia em 1991. Gorbachev seria depois substituído no poder Boris Ieltsin.
A abertura na União Soviética, a 'Glasnost', levou a uma onda de críticas a partir de dentro do Partido Comunista e de nacionalistas que começaram a pressionar pela independência das repúblicas bálticas da Letónia, Lituânia e da Estónia.
Com a intenção de revitalizar osistema soviético com novas reformas económicas, Gorbachev viu a situação política a fugir de controlo.
A 30 de junho, o economista liberal Ruslan Grinberg, visitou o antigo líder soviético no hospital e declarou: "ele deu-nos liberdade - mas nós não sabemos como vivê-la".