As ameaças de bomba estão a aumentar em todo o território francês. Na manhã desta quinta-feira, tal como na véspera, vários aeroportos foram evacuados, entre os quais Montpellier, Nantes, Bordéus e Lille, segundo o canal francês BFMTV.
⚠️🚨 Alerte à la bombe à l’aéroport de #Montpellier @MPLaeroport
— Préfet de l'Hérault 🇫🇷 (@Prefet34) October 19, 2023
🔹évacuation et mise en sécurité des personnes
🔹forces de l’ordre présentes sur site pour établir un périmètre de sécurité
🔹démineurs déclenchés pour une levée de doutes. pic.twitter.com/8A8I5THORm
Segundo a conta oficial do autarca da região de Hérault na rede social X, ex-Twitter, as autoridades estão presentes no aeroporto de Montpellier, no sul de França, para “assegurar a evacuação das pessoas” e "estabelecer um perímetro de segurança”. No local encontram-se também especialistas em desativação de bombas para “esclarecer quaisquer dúvidas”.
L’Aéroport de Lille est en cours d’évacuation suite à une alerte à la bombe.
— Aeroport de Lille✈ (@Aeroport_Lille) October 19, 2023
Les services de sécurité de l’Etat sont sur place.
Também no aeroporto de Lille-Lesquin, no norte do país, mais uma ameaça de bomba levou à evacuação de cerca de 300 passageiros que se encontravam no terminal pelas 10h30 locais (menos uma hora em Lisboa), de acordo com o canal francês BFMTV. Pelo menos um avião que deveria ter aterrado neste aeroporto foi desviado para outro aeroporto, segundo a mesma fonte.
Fin de l’alerte
— Aeroport de Lille✈ (@Aeroport_Lille) October 19, 2023
Réouverture progressive de l’aéroport
O jornal francês La Voix du Nord avança que o avião do presidente francês, Emmanuel Macron, deverá partir de Lille-Lesquin, a propósito da sua deslocação à Arras, em Pas-de-Calais, para assistir ao funeral do professor Dominique Bernard, vítima do ataque terrorista na passada sexta-feira.