Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Momento de viragem. EUA dão luz verde à Ucrânia para atacar alvos russos

por Antena 1

Foto: Elizabeth Frantz - Reuters

A Casa Branca deu luz verde à Ucrânia para atacar alvos militares em território russo, com armamento fornecido pelos Estados Unidos. A autorização partiu do próprio Joe Biden, de acordo com um funcionário norte-americano citado pelas agências de informação internacionais.

As armas dos Estados Unidos podem ser usadas pelo exército ucraniano apenas para neutralizar meios militares russos que estão atualmente a lançar bombardeamentos na região de Kharkiv.

Para José Francisco Pavia, professor de Relações Internacionais da Universidade Lusíada e observador português na NATO, esta luz verde é limitada para evitar uma escalada do conflito ao mesmo tempo que permite às tropas ucranianas alguma recuperação no terreno.

No terreno, a Ucrânia fica mais reforçada, mas José Francisco Pavia alerta que isto pode não se traduzir numa vantagem sobre os russos.

Os limites ao uso do armamento disponibilizado à Ucrânia pelos países ocidentais é precisamente o tema que está em discussão, esta sexta-feira, no encontro entre os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países da NATO, que decorre na cidade de Praga, na Chéquia.
PUB