Missão ambiental. Marca Patagonia vai doar todos os lucros à luta pelo planeta

por RTP
Yvon Chouinard o fundador da marca Patagonia patagonia.com

Yvon Chouinard, bilionário e proprietário da marca de vestuário Patagonia, anunciou que todos os lucros da empresa serão destinados a salvar o planeta.

Na página da empresa na internet afirma “A Terra é agora o nosso único acionista”. “TODOS os lucros irão para a nossa missão de ‘salvar o nosso planeta’”.

Yvon Chouinard, de 83 anos, trabalhou com a mulher, dois filhos e advogados da empresa para criar uma estrutura que permitirá à Patagonia operar como empresa sem fins lucrativos, cujos lucros vão beneficiar os esforços ambientais.

A marca norte-americana vai criar duas entidades – a Patagonia Purpose Trust e a Holdfast Collective – com o propósito de contribuir ativamente para um planeta mais sustentável. A Patagonia foi criada em 1973 e a receita estimada este ano é de 1,5 mil milhões de dólares. Já o património líquido de Chouinard é estimado em 1,2 mil milhões de dólares.

Segundo Yvon Chouinard, os lucros que vão ser doados à luta pelo clima ascenderão a 100 milhões de dólares por ano.

“Já passaram quase 50 anos desde que começámos a nossa experiência em negócios responsáveis e estamos apenas no início. Se quisermos ter alguma esperança de um planeta em prosperidade daqui a 50 anos, teremos de lutar todos nesse sentido com as armas que tivermos à nossa disposição”, declara o fundador da empresa, acrescentando que “esta é uma forma de fazermos a nossa parte”.

“Apesar da sua imensidão, os recursos da Terra não são infinitos e está claro que ultrapassamos os seus limites. Mas também é resistente. Podemos salvar o nosso planeta se nos comprometermos com isso”, rematou Yvon Chouinard.

A marca de vestuário Patagonia é popular entre os compradores ricos com consciência ambiental. Os seus casacos custam cerca de 200 libras (mais de 200 euros).

Nas campanhas de markting, a empresa pede aos clientes para comparem só o que necessitam.
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