Ministro Nuno Santos defende necessidade de abraçar tecnologias digitais

por Mário Aleixo - RTP
Pedro Nuno Santos defendeu que Portugal deve assumir um papel importante no universo das tecnologias digitais | Lusa

O ministro das Infraestruturas e da Habitação português, Pedro Nuno Santos, defendeu a necessidade de Portugal "abraçar a transformação trazida pelas tecnologias digitais", para que "continue a desempenhar um papel significativo no mundo".

"Vemos, claramente, a transformação digital como uma tremenda oportunidade para o desenvolvimento da indústria portuguesa, o aumento da sua produtividade e competitividade e a transformação estrutural da nossa economia", afirmou Nuno Santos, durante uma intervenção por videochamada no congresso mundial de telecomunicações móveis (Mobile World Congress Shanghai 2021), em Xangai.

O ministro apontou que, como o país mais ocidental da Europa, Portugal tem uma "localização geográfica estratégica para conectar tabelas de resumo e centros de dados", tornando-se "crucial num setor essencial para a digitalização da economia e da sociedade".

"Fontes de energia limpa também são desenvolvidas há décadas e continuarão a sê-lo no futuro, com o hidrogénio verde a ser a última etapa, com vários projetos em calha", indicou.

"Esta combinação de excelente conectividade e localização e disponibilidade de energia verde, fazem de (Portugal) um lugar muito interessante para o desenvolvimento dos ecossistemas digitais do futuro", disse.

Organizado pela associação GSMA, o Mobile World Congress é a maior feira de telecomunicações móveis do mundo.

A edição de 2021 decorre em Xangai, a "capital" económica da China, entre estas terça e quinta-feira, e tem como temas principais as redes de quinta geração (5G), a Inteligência Artificial e a indústria conectada.

A intervenção de Pedro Nuno Santos ocorreu no fórum organizado pelo grupo chinês das telecomunicações Huawei Connected for Shared Prosperity ("Conectados por uma Prosperidade Compartilhada", em português).

Além do ministro português, o Fórum contou com intervenções do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação da Hungria, Laszlo Palkovics e a ministra da Indústria, Comércio e Turismo de Espanha, Maria Reyes Maroto.

c/facebook do ministro
Tópicos
pub