Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito ao minuto

Ministro chinês inicia visita de três dias aos EUA

por Lusa
Wang Yi trata nos EUA de questões bilaterais, regionais e globais EPA

O chefe da diplomacia da China, Wang Yi, inicia esta quinta-feira uma visita de três dias aos Estados Unidos, durante a qual será recebido pelo homólogo norte-americano, Antony Blinken, com quem irá discutir questões bilaterais, regionais e globais.

O conflito entre Israel e o Hamas, a guerra na Ucrânia e os recentes embates entre um navio chinês e uma embarcação filipina no mar do Sul da China são potenciais assuntos a abordar por Antony Blinken e Wang Yi, que também assume o cargo de diretor da Comissão Central dos Negócios Estrangeiros do Partido Comunista Chinês (PCC).

Segundo o Departamento de Estado norte-americano, o encontro entre os dois governantes, e apesar do clima de tensão entre Pequim e Washington, insere-se nos “esforços em curso para gerir de forma responsável as relações entre os EUA e a China e para manter canais de comunicação abertos”.

Durante esta deslocação, até sábado, Wang Yi deverá reunir-se também com o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan.

A viagem de Wang decorre cerca de três semanas antes da cimeira da Cooperação Económica Ásia - Pacífico em São Francisco, onde existe a possibilidade de o presidente norte-americano, Joe Biden, reunir-se com o homólogo chinês, Xi Jinping.

PUB