Uma investigação da
BBC File on 4 Investigates revelou que a maior parte dos resíduos de pneus exportados pelo Reino Unido é vendida no mercado negro indiano para serem submetidos em instalações ilegais a pirólise, um processo de aquecimento extremo que permite a extração de petróleo e aço, e que esta é uma realidade conhecida na indústria.
Elliot Mason, um proprietário de uma das maiores fábricas de reciclagem de pneus no Reino Unido, conta à
BBC que
"não imagina que haja alguém na indústria que não saiba que isto está a acontecer".
"Reino Unido é um dos piores infratores"
Citados pelo canal britânico, ativistas e membros da Associação de Recuperação de Pneus (TRA, na sigla em inglês) afirmam que o Governo britânico sabe que o Reino Unido é um dos piores infratores na exportação de resíduos de pneus para este tipo de utilização.
Quando um pneu chega ao seu fim de vida, as oficinas cobram uma taxa de reciclagem (normalmente entre três a seis libras por cada pneu, cerca de euros) para garantir que os pneus são reciclados no Reino Unido ou no estrangeiro de forma sustentável e legal.
De acordo com números oficiais,
citados pela BBC, todos os anos
o Reino Unido tem cerca de 50 milhões de resíduos de pneus, o equivalente a 700 mil toneladas, que precisa de ser reciclado, dos quais metade são exportados para a Índia por ser mais rentável onde deveria acabar em instalações de reciclagem legais semelhantes às britânicas e europeias.
No entanto,
cerca de 70 por cento dos pneus importados pela Índia do Reino Unido e do resto do mundo acabam em fábricas improvisadas e ilegais, onde são submetidos a "pirólise" que equivale a uma forma extrema de cozedura, estima a TRA.
Segundo a BBC, o Governo da Índia tornou ilegal a utilização de pneus importados para a prática de pirólise.
"Problema enorme e não reconhecido"
A ativista Georgia Elliott-Smith disse ao canal britânico que a
eliminação de resíduos de pneus do Reino Unido é atualmente um "enorme
problema não reconhecido" que o Governo deveria resolver. A fundadora da Fighting Dirty quer que os pneus sejam redefinidos como "resíduos perigosos".
Questionado pela BBC sobre o conteúdo da investigação, o Departamento
britânico do Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra, na sigla em
inglês) não reconheceu o problema e declarou que "tem controlos rigorosos sobre a exportação de resíduos de pneus, incluindo multas ilimitadas e penas de prisão".
O organismo público britânico disse ainda que o Governo está a considerar reformas nas isenções de tratamento de resíduos, já que grandes empresas têm licenças ambientais regulamentadas e são submetidas a inspeções rigorosas regularmente ao contrário das pequenas empresas que podem requerer uma isenção e contornar a legislação durante a comercialização e exportação de resíduos.
O Departamento do Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido acrescentou ainda que o Governo está empenhado na transição para uma economia circular. "este Governo está empenhado em fazer a transição para uma economia circular, mudando para um futuro onde mantemos nossos recursos em uso por mais tempo, protegendo nosso ambiente natural", disse um porta-voz do Defra à BBC.
A equipa da
BBC File on 4 Investigates, juntamente com a equipa de jornalistas da Source Material,
seguiu o rasto dos pneus britânicos do Reino Unido até à Índia através de localizadores nos pneus e descobriu a dimensão deste negócio ilícito, com efeitos nefastos para a saúde das pessoas que vivem e trabalham perto das instalações de pirólise.