Milhares de fiéis participaram na Praça de São Pedro, no Vaticano, numa procissão que assinalou o 25º aniversári o do atentado contra o Papa João Paulo II.
Conduzidos pelo cardeal indiano Ivan Dias, arcebispo de Bombaim, os fié is acolheram em frente do Castelo do Santo Anjo (Castel Sant`Angelo), na margem do Tigre, uma réplica da imagem da Virgem de Fátima.
João Paulo II sempre afirmou que sobreviveu ao atentado devido à "inter venção da Virgem de Fátima".
Um helicóptero transportou para o castelo a imagem da Virgem, na qual f oi colocada a coroa em ouro maciço em que João Paulo II mandou incrustar a bala com que foi gravemente ferido há 25 anos.
A imagem foi depois levada pelos peregrinos até à Praça de São Pedro, n o Vaticano, e transportada para a basílica onde o cardeal italiano Camillo Ruini celebrou missa.
"Peço-vos para rezarem para que João Paulo II seja rapidamente beatific ado", afirmou o cardeal.
A beatificação é a primeira etapa no processo de elevação a santo na ig reja católica romana, estatuto reclamado por milhares de católicos para João Pau lo II, que morreu a 02 Abril de 2005.
A 13 de Maio de 1981 na Praça de São Pedro, em Roma, o turco Ali Agca d isparou três balas contra João Paulo II.
No Santuário de Fátima, mais de 400.000 peregrinos participaram hoje na cerimónia religiosa que marcou o aniversário do atentado contra João Paulo II e também a aparição da Virgem Maria a três crianças portuguesa, em 1917, segundo a Igreja Católica.
"Há exactamente 25 anos, graças à intercessão de Maria aconteceu um mil agre. Graças à sua intervenção, o Papa João Paulo II foi salvo", disse o cardeal Stanislaw Dziwisz, arcebispo de Cracóvia e antigo secretário de João Paulo II.