Mélénchon anuncia retirada de candidatos para evitar ascensão da extrema-direita

por RTP

Foto: Abdul Saboor - Reuters

Jean-Luc Mélénchon, da Nova Frente Popular, pede aos franceses "uma "prova de sangue frio" e de "força de convicções" na segunda volta das eleições legislativas antecipadas. Anunciou ainda que irá retirar candidatos para travar a ascensão da extrema-direita.

O líder do movimento de extrema-esquerda anunciou ainda que irá retirar o seu candidato nos círculos em que este ficar em terceira posição, atrás do Reagrupamento Nacional e do Ensemble!

"A nossa estratégia é clara: nem um voto a mais, nem um deputado a mais para a União Nacional", afirmou. A grande maioria dos círculos terá apenas dois candidatos (do Reagrupamento Nacional e da Nova Frente Popular). No entanto, há alguns em que haverá três candidatos.

A coligação de Mélénchon compremete-se a retirar os seus candidatos que tenham ficado em terceira posição de forma a evitar uma divisão de votos que possa beneficiar a extrema-direita.

Na segunda volta que se realiza na próxima semana o país terá de escolher entre duas opções "inteiramente diferentes", afirmou na reação às primeiras projeções.

"Temos de dar uma maioria absoluta à Nova Frente Popular, é a única alternativa", vincou Mélénchon.

Para o candidato, neste voto "é a França que está em causa, é a República que está em causa".
PUB