Maré de microplásticos inunda praias da Galiza. Contentor caiu a 80 quilómetros de Viana do Castelo
Reportagem da correspondente em Espanha, Ana Romeu. Foto: Sören Funk - Unsplash
A costa norte de Espanha está em alerta ambiental. Toneladas de esferas microplásticas estão a chegar às praias depois de terem caído no mar, a 80 quilómetros de Viana do Castelo. Não há, para já, vestígios destes pellets - pequenos grãos de plástico usados na fabricação de produtos deste material - nas praias portuguesas.
Estima-se que tenham sido vertidas para o mar mais de 26 toneladas destas microesferas de plástico. A maré poluente afeta as praias da Galiza, mas também as da Cantábria e das Astúrias.Os pellets são esferas de microplástico de apenas cinco milímetros, utilizadas como matéria-prima para fabricar plásticos.
Apesar de o episódio inicial ter acontecido em território português, o Ministério do Ambiente garante que, até ao momento, não foram detetados vestígios na costa portuguesa e que as capitanias a norte do país estão atentas.
O mesmo não se passa em Espanha, onde a crise ambiental está difícil de gerir. As tarefas de limpeza são intermináveis e todos os dias chegam milhões destas microesferas às praias.
Plástico poderá entrar na cadeia alimentar
A Xunta da Galiza, cujas praias estão invadidas por microplásticos na sequência do incidente com o navio Toconao, queixa-se de não terem sido oficialmente avisadas e explicam que isso reduziu a capacidade de ativar uma resposta adequada.Os pellets de plástico são um risco para o meio ambiente, mas também para os humanos, já que entram na cadeia alimentar ao serem ingeridos pelos peixes.
Devido aos elevados índices de toxicidade, o Ministério Público espanhol está a investigar este incidente ambiental para apurar responsabilidades. Além disso, da Galiza ao País Basco, a costa norte de Espanha está em alerta, com a ativação de planos de emergência por contaminação marinha.
A associação Zero alertou entretanto ser “impossível” recolher todo o plástico que deu à costa em Espanha, em toneladas de minúsculas bolas que "rapidamente se espalham no ambiente".