Marcelo Rebelo de Sousa lamenta morte de ex-Presidente alemão Horst Köhler

O Presidente da República português lamentou hoje a morte do antigo chefe de Estado da Alemanha Horst Köhler, lembrando-o pela sua "dedicação à causa pública" e pela "promoção de uma parceria justa com África".

Lusa /
Foto: Lusa

Numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa escreveu que Horst Köhler vai ser "recordado com admiração pela sua dedicação permanente à causa pública e contributo para o equilíbrio económico e financeiro da Alemanha".

"Economista de profissão e defensor convicto da economia social de mercado", Marcelo lembrou ainda que como Presidente da Alemanha "distinguiu-se, também, a nível internacional, tendo pugnado ativamente pela promoção de uma parceria justa com África".

"Durante o seu mandato como Diretor-Geral do Fundo Monetário Internacional, fomentou o alívio da dívida pública de países em desenvolvimento e fortaleceu a capacidade do FMI para gerir crises e promover a estabilidade financeira global", escreveu Rebelo de Sousa, que enviou a mensagem de condolências ao Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier.

Horst Köhler, que morreu hoje, aos 81 anos, após uma curta e grave doença, foi eleito Chefe de Estado em 23 de maio de 2004 e confirmado no cargo cinco anos mais tarde, mas demitiu-se inesperadamente em 31 de maio de 2010, após comentários considerados infelizes sobre a missão da Alemanha no Afeganistão.

Desconhecido da maioria dos alemães quando chegou à chefia do Estado, Horst Köhler acabou por ser um popular Presidente, cargo que na Alemanha tem apenas um papel cerimonial e de representação e pouco poder.

Anteriormente, foi diretor do FMI entre 2000 e 2004, até ser eleito chefe de Estado.

Tópicos
PUB