Visita a Chipre. Marcelo recebido no Palácio Presidencial em Nicósia

por RTP

Foto: José Coelho - Lusa

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Chipre é histórica, já que nunca um chefe de Estado português tinha feito uma visita oficial a esse país. Acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, o presidente da República começou a visita com uma cerimónia oficial de boas-vindas no Palácio Presidencial, em Nicósia.

Neste encontro, João Gomes Cravinho e o ministro de Defesa cipriota deverão assinar um acordo de troca e proteção mútua de informação classificada, que está a ser negociado entre Portugal e Chipre desde 2019.

À tarde, Marcelo Rebelo de Sousa irá visitar o centro histórico de Nicósia, antes de se deslocar até à residência oficial da embaixadora de Portugal em Chipre, onde terá um encontro com a comunidade portuguesa que reside no país.

O presidente da República terminará o seu dia com um jantar no Palácio Presidencial, com Nicos Anastasiades, que, pelo sistema constitucional presidencialista cipriota, também chefia o Governo do seu país.

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Chipre tem como principal intuito "consolidar as relações bilaterais" entre os dois países, mas também "abordar um conjunto de temas relevantes" a nível internacional.
PUB