O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, que se juntou esta segunda-feira com o homólogo brasileiro, disse ter conversado com Lula da Silva sobre a visita deste a Portugal no 25 de Abril, sobre a cooperação entre os dois países e sobre o papel do Brasil em organizações internacionais nas quais Portugal está incluído.
Os dois presidentes falaram ainda sobre a cooperação em curso no âmbito económico-empresarial entre ambos os países, nomeadamente no plano digital e na energia.
"E depois olhámos, num relance rápido, para aquilo que é a posição do Brasil em organizações internacionais onde também está Portugal e onde esta nova visão multilateral é o regresso do Brasil em força ao mundo, numa linha que é muito portuguesa: entendermos que ser-se verdadeiramente patriota é ser-se, ao mesmo tempo, sempre universal", declarou Marcelo Rebelo de Sousa.
Para o chefe de Estado, "foi muito importante ouvir o presidente Lula referir a política brasileira em matéria ambiental, ecológica, de desenvolvimento sustentável", algo que é importante para o Brasil, mas também para o diálogo com a União Europeia.
Questionado sobre a remodelação no Governo de António Costa, que esta segunda-feira nomeou João Galamba e Marina Gonçalves para ministros das Infraestruturas e da Habitação, respetivamente, o presidente português adiantou que dará posse aos novos governantes no dia 4 de janeiro às 18h00.