Manifestante que subiu à Estátua da Liberdade sob custódia

por RTP
Antes da proeza de Okoumou, vários ativistas haviam sido detidos nas proximidades da Estátua da Liberdade Brendan McDermid - Reuters

A manifestante que subiu à base da Estátua da Liberdade e se sentou, no feriado norte-americano do Dia da Independência, está detida. A mulher chama-se Therese Patricia Okoumou e é uma imigrante de 44 anos da República Democrática do Congo. Estava a protestar contra a política de “tolerância zero” da Administração Trump.

A polícia do Serviço Nacional de Parques e o Departamento de Polícia de Nova Iorque foram chamados ao local após relatos de uma mulher a escalar o monumento. Os procuradores decidirão nas próximas horas se Therese Patricia Okoumou será acusada de algum crime.

A Estátua da Liberdade ficou fechada enquanto a polícia tentava prender a manifestante. Okoumou, uma personal trainer, foi levada sob custódia sem ferimentos aparentes após um impasse de três horas.

"No início não estava a ser amigável connosco. Levámos algum tempo até conseguir dialogar com ela. Quando a apanhámos e não conseguia ir mais adiante, acho que percebeu que o tempo dela lá em cima tinha acabado", disse o detetive Brian Glacken, da polícia nova-iorquina.
 
A Associated Press, citando uma fonte não identificada das autoridades norte-americanas, revelou que a mulher disse à polícia estar a protestar contra a separação de crianças imigrantes de pais que cruzam ilegalmente a fronteira dos Estados Unidos com o México.

Uma testemunha, Eric Kwasi Oppongto, publicou um vídeo do incidente no Twitter. Segundo Oppongto, a manifestante vestia uma camisola estampada com as frases "Trump care makes me sick" e "Rise and Resist". 
Manifestações em todo o país

A Liberty Island, no porto de Nova Iorque, esteve vedada a turistas durante três a quatro horas. Antes da proeza de Okoumou, vários ativistas haviam sido detidos nas proximidades da Estátua da Liberdade.

Os membros do grupo Rise and Resist exibiram um cartaz com o slogan "Abolish Ice", que se refere à Imigração e Alfândega, a agência responsável por identificar os imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

O movimento Rise and Resist tweetou que a manifestante não estava ligada à demonstração do grupo, mas expressou preocupação com a sua segurança.


Mais tarde, o grupo admitiu que Okoumou ajudou a planear a manifestação, mas que teria decidido por sua conta e risco escalar a estátua.


A política de separação de milhares de crianças dos pais na fronteira com o México originou, nos últimos dias, uma vaga de protestos e várias cidades dos Estados Unidos.

O incidente de quarta-feira ocorreu no feriado do Dia da Independência da América. A Estátua da Liberdade, um dos ícones dos Estados Unidos, é um símbolo de acolhimento.
Tópicos
PUB