Mais de 40 pessoas ficaram feridas na segunda-feira quando várias botijas de gás explodiram quando eram transportadas num camião em Piar, no nordeste da Venezuela, disse à agência de notícias EFE uma fonte local.
Testimonio de una ciudadana ante la explosión en #CañoDeLosBecerros #Monagas "Eso fue feoooo mana niñoss quemados.Y un señor levantó una bombona y se prendió y la soltó.Y ahí fue donde comenzó a explotar bombona tras bombona. ... pic.twitter.com/f9lHzJUFgi
— Maria G Hernández Del Castillo (@MariaGMonagas) December 29, 2020
As autoridades governamentais não forneceram informações.
"Pessoas fugiram em desespero e atiravam-se para os esgotos de água negra para extinguir as chamas", disse a deputada, que anexou imagens das botijas queimadas após a explosão.
Gráficas de la explosión de las bombonas de #Gas en #CañoDeLosBecerros #Monagas pic.twitter.com/2ajsJ9cmk9
— Maria G Hernández Del Castillo (@MariaGMonagas) December 29, 2020
Os meios de comunicação locais noticiaram que entre os feridos há pelo menos 12 menores, que foram levados, juntamente com os adultos, para o Hospital Universitário Doutor Manuel Núnez Tovar.
Na Venezuela, há protestos quase diários contra a ineficácia dos serviços públicos, incluindo a distribuição de gás doméstico.
Na maioria das comunidades rurais, os cidadãos podem passar meses sem esse serviço e têm de recorrer a lenha para cozinhar.
O Governo liderado por Nicolás Maduro culpa as sanções dos Estados Unidos pelas falhas na distribuição de gás e combustível, cuja escassez é sentida há meses na Venezuela, país produtor de petróleo.