Em direto
Cooperação política, económica e militar. Macron realiza visita de dois dias a Portugal

Luso-israelita entre reféns do Hamas a libertar no sábado

por Rachel Mestre Mesquita - RTP
Mohammed Saber - EPA

O Hamas divulgou esta sexta-feira uma lista de três homens, entre os 35 e os 65 anos de idade, a libertar este sábado no quadro do acordo de cessar-fogo com o Estado hebraico. Entre estes reféns está o luso-israelita Ofer Calderon, capturado pelo movimento radical palestiniano a 7 de outubro de 2023.

Segundo o gabinete de Benjamin Netanyahu, Israel recebeu a lista dos reféns em Gaza que serão libertados este sábado, na próxima troca com os prisioneiros palestinianos.

"Israel recebeu a lista dos reféns que serão libertados", declara-se em comunicado do gabinete do primeiro-ministro israelita. "Todas as famílias dos reféns foram informadas pelos oficiais de ligação do exército", acrescenta a nota, sem revelar as identidades das vítimas.

Este comunicado das autoridades israelitas corrobora a lista que tinha sido divulgada pouco antes por Abu Obeida, porta-voz das brigadas Ezzedine al-Qassam, o braço armado do Hamas, que anunciou a libertação de três homens: Ofer Calderon, de 54 anos, Keith Siegel, de 65 anos e de Yarden Bibas, de 35 anos.

Segundo o jornal francês Libération, o franco-israelita Ofer Calderon, naturalizado português em outubro de 2023 pouco depois de ter sido raptado para facilitar as negociações para a sua libertação, havia sido raptado juntamente com dois filhos, Erez e Sahar, quando se encontravam no Kibbutz Nir Oz, que foram entretanto libertados durante as primeiras tréguas, a 27 de novembro de 2023.

Também o cidadão norte-americano Keith Siegel, de 65 anos, que tinha sido capturado com a sua mulher Aviva do Kibbutz Kfar Aza, igualmente libertada em novembro de 2023, será um dos reféns libertados no sábado.

Yarden Bibas, de 35 anos, deverá ser o terceiro homem libertado. Bibas foi raptado com a mulher e os filhos, Shiri, Ariel e Kfir, do Kibbutz Nir Oz, mas foi separado deles durante o cativeiro. De acordo com o Hamas, os filhos do casal foram  mortos. Telavive não confirmou a  informação sobre as suas mortes, mas disse estar "seriamente preocupado" com o seu destino".

O grupo das Famílias dos Reféns "congratula-se com a libertação prevista de Ofer Kalderon, Yarden Bibas e Keith Siegel", de acordo com uma mensagem da associação das famílias na rede social Facebook, divulgada esta sexta-feira de manhã.



Desde o início das tréguas, a 19 de janeiro, foram libertados 15 reféns de um total de 33 reféns acordados, incluindo mulheres, crianças, idosos e homens feridos ou doentes, em troca de cerca de dois mil prisioneiros palestinianos.  

Na quinta-feira, 30 de janeiro, o Hamas libertou oito reféns, dos quais três israelitas e cinco tailandeses, em troca de 110 prisioneiros palestinianos libertados por Israel.

c/ agências
PUB