Lua de Júpiter. NASA permite assinar mensagem da Terra para Europa

por Nuno Patrício - RTP
Foto: NASA

A NASA vai lançar em outubro do próximo ano uma sonda espacial para conhecer melhor e saber se existe vida na gelada lua Europa, junto a Júpiter. O principal objetivo é saber se existem locais, por baixo da superfície gelada deste satélite de Júpiter, que possam sustentar ou albergar vida, mas não só. A sonda Europa Clipper levará da Terra uma "mensagem numa garrafa" que pode ser assinada por quem o desejar.

Descoberto em 1610 por Galileu Galilei, Júpiter sempre motivou curiosidade pela sua excentricidade e grandiosidade. Trata-se do gigante gasoso com uma misteriosa tempestade "eterna" na sua atmosfera.

Mas se este planeta colossal aguça a curiosidade humana o seu satélite natural Europa, também descoberto por Galileu, pertencente a uma família de cerca de uma centena de satélites naturais, desperta igualmente um acrescido interesse.
Veja o modelo 3D da sonda Europa Clipper, da NASA e saiba como este veículo espacial realizará um levantamento detalhado da lua de Júpiter para determinar se existem locais abaixo da superfície deste satélite natural que possam sustentar vida.
Este astro, que se apresenta luminoso e branco, devido à crosta gelada que o envolve, encerra, de acordo com os astrónomos e cientistas, um oceano líquido que pode albergar vida.

Uma vida extra terrena, até agora difícil de encontrar, que a NASA espera confirmar, ou não, com a missão da sonda Europa Clipper.

Esta sonda espacial vai realizar um levantamento detalhado da lua Europa, para determinar se existem locais abaixo da superfície que possam sustentar vida.

A nave deverá chegar a Júpiter em 2030 e, uma vez em órbita, realizará quase 50 sobrevoos pelo satélite Europa, a baixa altitude, mudando a trajetória de voo a cada encontro para explorar locais diferentes, de modo a “varrer” quase toda a lua.
Esta animação mostra o Europa Clipper da NASA durante um sobrevoo pela lua de Júpiter, Europa | NASA/JPL-Caltech
"Garrafa espacial" para Europa

Mais de 50 anos depois de o Homem ter ido à Lua, a exploração espacial continua a dar "pequenos mas gigantes" passos para o conhecimento planetário dentro e fora do sistema solar.

Se em 1969 foi preciso enviar à Lua Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins para deixar os nomes registados na história da exploração espacial, gravar e enviar o nosso nome para o espaço está agora a curta distância.

Numa iniciativa inserida na missão Europa Clipper, que vai enviar uma sonda até ao sistema joviano, a NASA está a oferecer a oportunidade a qualquer cidadão do mundo de poder enviar o nome para Júpiter através de uma “Mensagem numa Garrafa”.
Esta mensagem, que vai viajar quase 30 milhões de quilómetros até Júpiter, não leva apenas nomes. Na “garrafa digital”, feita de pequenos microchips, os nomes vão assinar um poema, “In Praise of Mystery: A Poem for Europa”, da poetisa laureada norte-americana Ada Limón, que descreve quem somos, o que procuramos e ao que vamos nesta senda exploratória espacial.

“Arqueando-nos sob o céu noturno
escuro e expansivo, apontamos
para os planetas que conhecemos,

fixe desejos rápidos nas estrelas. Da terra,
lemos o céu como se fosse um livro infalível
do universo, especialista e evidente.

Excerto do poema “In Praise of Mystery: A Poem for Europa”, que vai a bordo da sonda especial Europa Clipper

Foto: NASA/DR

Esta não é a primeira vez que a NASA promove junto do público a possibilidade de associar o nome às missões enviadas para o espaço, como por exemplo no programa Mars Exploration

Uma fórmula já vencedora e que atrai mais curiosos e adeptos do campo do conhecimento científico em volta da exploração espacial humana.
Tópicos
PUB