Última Hora
Hospital de Santa Maria. Diretor clínico foi demitido após auditorias às cirurgias adicionais

Líder da China elogia resultados da construção do socialismo na Coreia do Norte

por Lusa
Florence Lo - Reuters

O Presidente chinês, Xi Jinping, elogiou hoje os "importantes resultados" alcançados pela Coreia do Norte nos últimos anos, numa mensagem enviada ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, pelos 75 anos da fundação do país.

"Sob a forte liderança do Partido dos Trabalhadores e os esforços incessantes do povo, foram alcançadas novas conquistas na construção socialista da Coreia do Norte nos últimos 75 anos", escreveu o também secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCC).

Xi manifestou-se confiante de que, sob a liderança do "camarada secretário-geral Kim" e do Partido dos Trabalhadores, o país "continuará, sem dúvida, a fazer avançar a sua causa socialista para alcançar um novo desenvolvimento".

O regime norte-coreano comemorou na sexta-feira três quartos de século desde a fundação com um desfile paramilitar em Pyongyang, no qual participou uma delegação chinesa liderada pelo vice-primeiro-ministro Liu Guozhong.

Em julho, Pyongyang convidou uma delegação chinesa liderada pelo membro do Politburo Li Hongzhong e uma delegação russa chefiada pelo ministro da Defesa, Serguei Shoigu, para o 70.º aniversário do fim da Guerra da Coreia (1950-1953).

Após o fracasso das negociações de desarmamento com os Estados Unidos em 2019, a Coreia do Norte tem demonstrado uma aproximação crescente com a China e a Rússia.

Essa aproximação parece estar a tornar-se ainda mais forte nos últimos meses, face à crescente polarização para a qual está a contribuir a guerra que a Rússia iniciou na Ucrânia em fevereiro de 2022.

O líder russo, Vladimir Putin, também felicitou hoje Kim Jong-un numa mensagem em que sugeriu uma cooperação mais estreita "em todas as frentes".

Os Estados Unidos disseram na semana passada que Moscovo e Pyongyang têm estado a negociar um acordo sobre troca de armamento.

O Kremlin (presidência russa) recusou-se na terça-feira a confirmar um possível encontro entre Putin e Kim nas próximas semanas, em território russo.

A Rússia pretende obter de Pyongyang projéteis de artilharia e mísseis antitanque, segundo fontes da administração norte-americana.

A Coreia do Norte espera receber de Moscovo tecnologia de ponta para satélites e submarinos nucleares, bem como ajuda alimentar.

A República Popular Democrática da Coreia em 09 de setembro de 1948, depois de ter estado sob domínio japonês e uma breve ocupação da União Soviética, no rescaldo da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Na altura, o controlo da Península Coreana foi repartido entre a União Soviética e os Estados Unidos, de que resultaram a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

Em 75 anos, a Coreia do Norte teve apenas três líderes: o fundador do regime Kim Il-sung, a quem sucedeu o filho Kim Jong-il e, desde 2012, o neto Kim Jong-un.

Tópicos
PUB