Leitão Amaro esclarece. Navio com bandeira portuguesa não vai para Israel

por RTP
Arquivo

Durante o briefing após o Conselho de Ministros, Leitão Amaro explicou que, "à data de hoje, está a ser analisada juridicamente" qual é a possibilidade de decisão", uma vez que se trata de "um navio alemão que não navega para Israel".

As informações recolhidas pelo Governo mostram que o navio em causa "vai para portos no Adriático", portos da Eslovénia e Montenegro. A carga que transportada é material "para empresas que fornecem armas".
  Sendo duas empresas europeias e o navio alemão a análise jurídica que o governo está a fazer é perceber que decisões pode tomar.
O ministro da Presidência lembrou que o Governo já proibiu a venda de armas para Israel e não autorizou a passagem pelo espaço aéreo nacional de um avião dos EUA com destino a Israel que transportava material militar.

O caso do navio com bandeira de Portugal está a gerar polémica e vai levar o ministro dos Negócios Estrangeiros ao Parlamento para uma audição, a pedido do Bloco de Esquerda.

Paulo Rangel afirmou, em entrevista ao Público e à Renascença, que o navio está a caminho do mar Adriático e que a carga ia para três países, incluindo Israel. O Governo reitera, através do ministro da Presidência, que o navio "não vai para Israel".
PUB