Kofi Annan vai a Doha tentar "acalmar a situação"

por Agência LUSA

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, participará este fim-de-semana em Doha na reunião da Aliança das Civilizações para tentar "acalmar a situação" criada pela publicação na Europa das caricaturas de Maomé, anunciou hoje o seu porta-voz.

"A fim de sublinhar a sua preocupação perante as reacções violentas contra as caricaturas do profeta Maomé", Annan "decidiu participar pessoalmente na reunião do grupo de alto nível da Aliança das Civilizações que terá lugar em Doha, no Qatar, este fim-de- semana", disse Stéphane Dujarric.

O secretário-geral das Nações Unidas conta poder discutir com dirigentes europeus e do mundo muçulmano "formas de acalmar a situação e de permitir o diálogo construtivo entre povos de diferentes fés e tradições, baseado na compreensão e no respeito mútuos", acrescentou o porta-voz.

Os participantes na reunião "examinarão, nomeadamente, quais os segmentos da população que devem ser convidados especialmente para ultrapassar as divergências e combater o extremismo, em particular entre os jovens e os imigrantes", referiu ainda.

A Aliança das Civilizações é uma iniciativa conjunta de Annan e dos primeiros-ministros de Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Tem por finalidade conseguir uma acção concertada, tanto ao nível institucional, como na sociedade civil, para superar os preconceitos e mal-entendidos entre povos de diferentes culturas e religiões.

É formada por um Comité de Sábios de 19 membros, composto de personalidades de várias partes do mundo e presidido pelo espanhol Federico Mayor, antigo director-geral da UNESCO e presidente da Fundação Cultura e Paz, e Mehmet Aydin, ministro de Estado turco e professor de teologia.

A reunião, que se prolonga de 26 a 28 deste mês, é apenas a segunda deste Comité de Sábios.

PUB