Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Kamala ou Trump. Quando é que saberemos quem ganhou as eleições nos EUA?

por Rachel Mestre Mesquita - RTP
AFP

O vencedor das eleições norte-americanas é geralmente anunciado algumas horas após o fecho das urnas, que vão encerrando nos cinquenta Estados ao longo da noite de 5 novembro. Mas a disputa renhida entre a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump, a contagem dos votos por correspondência e ainda eventuais recontagens dos votos podem tornar a espera mais longa.


Nos Estados Unidos as primeiras assembleias de voto fecham às 18h00 (23h00 em Lisboa) de terça-feira e as últimas fecham à 01h00 (06h00 em Lisboa) de quarta-feira.  Só quando as urnas estiverem encerradas é que a contagem dos votos poderá começar, pelo que os resultados deverão ser conhecidos de forma dispersa no tempo devido à geografia do país, que é composto por diferentes fusos horários.

Em Portugal o vencedor é normalmente anunciado no final da noite eleitoral, mas nos EUA a experiência recente mostra-nos que a espera poderá ser mais longa. O vencedor é geralmente anunciado no final da noite eleitoral ou na manhã seguinte, mas em 2020, na disputa entre Joe Biden e Donald Trump os meios de comunicação social nacionais só declararam Joe Biden vencedor quatro dias depois das eleições.

A que horas encerram as urnas em horário de Portugal Continental?

23h00: fecha a maior parte das assembleias de voto nos Estados do Indiana e do Kentucky;

0h00: as urnas encerram na Geórgia, um dos Estados decisivos, na Carolina do Sul, Virgínia, Vermont e em quase toda a Florida. O mesmo acontece nas restantes assembleias do Indiana e do Kentucky;

0h30: é fechada a votação na Carolina do Norte, também apontada como Estado decisivo, no Ohio e na Virgínia Ocidental;

1h00: fecham as assembleias de voto no Alabama, Connecticut, Delaware, Distrito de Colúmbia (Washington DC), no que resta da Florida, no Illinois, parte do Kansas, Maine, Maryland, Massachusetts, a maior parte do Michigan, Mississípi, Missouri, New Hampshire, Nova Jérsia, Oklahoma, a determinante Pensilvânia, Rhode Island, Tennessee e parte do Texas;

1h30: fecho da votação no Arkansas;

2h00: encerram as assembleias no Arizona, Colorado, Iowa, no resto do Kansas, Louisiana, num derradeiro distrito do Michigan, Minnesota, Nebrasca, Novo México, Nova Iorque, Dacota do Norte, Dacota do Sul, no restante Texas, Wisconsin e Wyoming;

3h00: fecho em parte do Idaho, no Montana, Nevada e Utah:

4h00
: encerra-se a votação na Califórnia, no restante Idaho, no Oregon e Washington;

5h00: Hawai;

6h00: Alasca.


Além da geografia do país, nem todos os Estados têm a mesma legislação para as eleições presidenciais , o que pode atrasar a contagem dos votos. Por exemplo, alguns Estados permitem que o voto por correspondência que é cada vez mais popular sejam recebidos depois de 5 de novembro, desde que tenham sido enviados até ao dia da eleição. 

Como é o caso de quatro Estados decisivos, Arizona, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin, onde os votos por correspondência podem ser contados até vários dias após o encerramento das urnas.

Assim sendo é muito improvável que fiquemos a conhecer o nome do próximo presidente dos Estados Unidos na noite das eleições, uma vez que Kamala Harris e Donald Trump têm estado praticamente colados lado-a-lado nas últimas semanas, de acordo com as sondagens e que a probabilidade de a corrida à Casa Branca se decidir nos swing states é elevada. 

Se nos estados decisivos do Arizona, Carolina do Norte, Geórgia, Michingan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin a diferença entre Kamala e Trump for demasiado pequena poderão ser ainda efetuadas recontagens o que poderá também atrasar o anúncio do resultado final.


Tópicos
PUB