Bruxelas, 01 dez (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, lamentou hoje a morte do ex-Presidente dos Estados Unidos, George H. W. Bush (1989-1993) e destacou sua contribuição na restauração da paz na Europa.
"Jamais esquecerei o papel que ele desempenhou ao tornar a Europa um lugar mais seguro e unido, depois da queda do Muro de Berlim e da cortina de ferro", afirma Juncker num comunicado, no qual refere ter perdido "um amigo".
Juncker destaca no texto a "tranquilidade, a liderança e as boas relações pessoais" de Bush com o então chanceler alemão, Helmut Kohl, e com o líder soviético, Mikhail Gorbachov, "que foram decisivas para a restauração da paz e da liberdade em todo o continente".
"Como europeus, não o vamos esquecer", acrescentou Juncker.
Na opinião do político luxemburguês, a presidência de Bush nos Estados Unidos "chegou num momento de enormes mudanças e instabilidade no mundo" e o antigo chefe de Estado resolveu tudo "com honra, coragem e dignidade".
O antigo Presidente dos Estados Unidos George H.W. Bush morreu aos 94 anos, disse na sexta-feira o porta-voz da família, Jim McGrath.
George H.W. Bush morreu pouco depois das 22:00 (04:00 em Lisboa) de sexta-feira, cerca de oito meses após a morte de sua esposa, Barbara Bush.
Bush foi 41.º Presidente dos Estados Unidos, de 1989 a 1993 e oito anos depois assistiu à tomada de posse do seu filho George W. Bush, que se tornou o 43.º Presidente.
George H.W. Bush viu sua popularidade aumentar no período da Guerra do Golfo em 1991, mas esse capital desapareceu num período de recessão breve, mas profunda. O político do Partido Republicano acabou por ser derrotado pelo democrata Bill Clinton, quando procurava assegurar um segundo mandato.
Bush também foi um herói da Segunda Guerra Mundial, congressista do Texas, diretor da CIA (Serviços Secretos) e o vice-presidente de Ronald Reagan.
Bush tinha sido internado no hospital com uma infeção no sangue em 23 de abril, um dia após o funeral da mulher, tendo ali permanecido durante 13 dias. Voltou a ser hospitalizado em maio, indicando pressão baixa e fadiga uma semana depois de chegar ao Maine para passar o verão.
Acabou por ter alta alguns dias depois e comemorou seu aniversário em 12 de junho - fazendo história, ao tornar-se o primeiro ex-Presidente a atingir 94 anos.
Bush era o patriarca de uma dinastia política que inclui o filho George W. Bush, que foi também Presidente, outro como governador, John Ellis Bush (que chegou a ser candidato nas primárias republicanas à presidência dos EUA) e um neto, que atualmente ocupa um cargo estadual no Texas.