Os jovens portugueses querem menos férias de verão e pausas maiores no Natal e na Páscoa. A proposta é o resultado de uma questão colocada aos estudantes pelo Jornalíssimo, o espaço de notícias especialmente dedicado aos mais novos no Jornal 2.
A proposta é da Europol, a organização europeia de polícias, que lançou uma publicação eletrónica que dá a conhecer os fugitivos mais procurados no velho continente.
A finalidade é "Tornar as ruas da Europa mais seguras antes das Festas".
Esta foi uma forma original encontrada pela organização (com sede na Holanda) de dar a conhecer aos cidadãos 23 fugitivos que preocupam as autoridades de 23 países-membros.
Portugal não tem nenhum cidadão entre os mais procurados, mas pode participar num outro projeto que o Jornalíssimo divulga.
Um artista digital israelita quer, graças a um modelo informático, criar uma visualização de algo que não se vê, apenas se ouve: o riso.
A ideia é lançar depois transformar essa visualização numa escultura e lança-la no espaço como representação de algo que é traço comum a todas as comunidades humanas no planeta.
Eyal Gever quis fazer esta obra de forma colaborativa e, como tal, pede a todos aqueles que queiram participar que gravem o seu sorriso. A aplicação #LAUGH pode ser descarregada para um telemóvel de forma gratuita e converte o som num modelo 3D, uma espécie de, como ele lhe chama o artista, "estrela" de riso.
O "concurso" está aberto apenas até ao dia 31 de dezembro.
A "estrela" que obtiver mais votos será enviada, via satélite, do Centro de Operações da NASA no Alabama para a ISS, onde os astronautas a irão imprimir. Será já em fevereiro que as ondas sonoras convertidas em objeto tridimensional serão libertadas no Espaço, para que um dia alguém - extraterrestres quem sabe! - a encontrem.
Eyal Gever pensa que o seu "encapsulamento preciso do riso humano" vai ser o equivalente às primeiras pinturas rupestres no Espaço: "uma maneira de proclamar e celebrar a presença da humanidade".
Para saber mais pode ser consultado o site do Jornalíssimo em www.jornalissimo.com