No Jornalíssimo desta semana há um novo mapa realista do mundo e uma viagem ao espaço, mas a surpresa são os resultados das questões lançadas em www.jornalissimo.com aos mais novos.
Todos são a favor de que a nota de educação física conte para a média de acesso ao ensino superior e apenas um dos jovens que respondeu à pergunta sobre se deveriam ou não existir trabalhos para casa disse não. Todos os outros jovens dizem ser a favor dos TPC's e explicam porquê. Dizem, por exemplo, que os ajuda a estudar e a acompanhar a matéria.
A partida vai ser do Casaquistão e o destino é a Estação Espacial Internacional, onde chegarão daqui a dois dias. Podemos assistir em direto a várias partes da viagem, como a partida e a chegada no site da ESA.
Do espaço é possível olhar o nosso planeta tal qual ele é. Já as suas representações em duas dimensões nem sempre são as mais corretas.
O Mapa de Mercator, que nos habituámos a ver nas salas de aula, tem incorreções. A Gronelândia, por exemplo, parece quase do tamanho de África quando, na realidade, é 14 vezes inferior.
Para corrigir este tipo de distorções há um novo mapa mundo. Chama-se Autagraph e é obra de um arquiteto e designer japonês.
A dificuldade em passar com exatidão a representação de um globo para uma superfície plana é superada com este mapa que venceu o um dos mais importantes prémios de design japonês.
No final do Jornalíssimo desta semana um novo desafio sob a forma de pergunta: O que pensam os mais novos sobre o Donald Trump e a eleições norte-americanas? Para responder em www.jornalissimo.com