Os presidentes dos Estados Unidos e da China, Joe Biden e Xi Jinping, respetivamente, terão esta quinta-feira uma conversa telefónica que deverá ter como principais focos de discussão a situação em Taiwan, a guerra na Ucrânia e questões económicas.
Na agenda da reunião estarão as questões de segurança e as reivindicações territoriais da China. A par de Taiwan, os líderes vão falar também sobre o mar do Sul da China, região em que se estima que exista o equivalente a 11.000 milhões de barris de petróleo e que o gigante asiático disputa com Taiwan, Brunei, Indonésia, Filipinas, Malásia e Vietname.
A conversa acontece num momento em que se fala de uma possível visita a Taiwan da líder da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, em agosto, situação que está a gerar tensão entre Washington e Pequim.
Pelosi ainda não anunciou oficialmente nenhuma viagem a Taiwan – território que Pequim reivindica como uma província separatista a ser reunificada pela força caso seja necessário -, mas o governo chinês já alertou que responderá com “medidas fortes” se a visita se confirmar.