Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito ao minuto

Jens Stoltenberg reforça admissão da Suécia à NATO

por Lusa
Jens Stoltenberg com a adesão da Suécia à NATO no horizonte Johanna Geron - Reuters

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, inicia esta terça-feira uma visita de dois dias à Suécia para contactos com as principais figuras do governo sueco e para marcar presença no Fórum NATO-Indústria.

A visita de Stoltenberg acontece um dia depois do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter assinado o protocolo de ratificação da admissão da Suécia na NATO – que tinha sido acordada já na cimeira de Madrid, no verão do ano passado – e de ter submetido o texto ao parlamento para votação.

Tanto Stoltenberg como o governo sueco congratularam-se por Erdogan ter iniciado os trâmites para ratificar a entrada do país escandinavo na NATO, ao fim de mais de um ano de bloqueio.

Para este primeiro dia de visita, está prevista uma conferência de imprensa conjunta de Stoltenberg com o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson.

A Turquia e a Hungria são os únicos dois dos 31 Estados-membros da NATO que não ratificaram a adesão da Suécia. A Turquia validou a entrada da Finlândia a 30 de março, dissociando o seu caso do seu país vizinho.

PUB