Javier Milei faz visita polémica a Espanha

por Lusa
Javier Milei está de volta a Espanha EPA

O presidente da Argentina visita Espanha, esta sexta-feira, pela segunda vez desde que assumiu funções, numa viagem que volta a estar marcada pela polémica por, mais uma vez, não ter na agenda encontros com o governo ou com o Rei.

Javier Milei passa hoje à tarde pela capital espanhola, antes de seguir para a Alemanha e a República Checa, e só terá um encontro com autoridades locais, nomeadamente com a presidente do governo regional de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, do Partido Popular (PP).

O governo do socialista Pedro Sánchez está a acusar Ayuso de “profunda deslealdade com as instituições espanholas” por causa desta audiência e da condecoração que vai dar ao presidente argentino.

Em maio, Milei esteve em Madrid, para participar numa convenção do partido de extrema-direita Vox, sem ter pedido audiências com as autoridades de Espanha, e a visita acabou em polémica, por declarações que o governo espanhol considerou insultuosas e levaram à retirada da embaixadora de Espanha de Buenos Aires.

Milei chamou corrupta à mulher de Pedro Sánchez e nas semanas seguintes dirigiu críticas a ministros e chamou cobarde ao próprio líder do governo espanhol.

O governo espanhol disse desconhecer a agenda de Milei em Madrid, mas que foi autorizada a aterragem numa base militar e disponibilizado o dispositivo de segurança habitual para um chefe de Estado enquanto permanecer em território espanhol, como já aconteceu na visita anterior. Quanto ao Rei Felipe VI, o jornal El Pais avançou que o presidente argentino pediu uma audiência ao chefe de Estado, mas o encontro não se realizará.


PUB