Jade Goody morre aos 27 anos vítima de cancro

por RTP
Jade morreu hoje aos 27 anos depois de lutar contra um cancro no colo do útero desde Agosto de 2008 RTP

A britânica Jade Goody, conhecida pela sua participação no programa "Big Brother" e que mediatizou a sua luta contra o cancro no colo do útero, morreu hoje aos 27 anos na sua casa em Essex. Jade, que fez da sua própria vida um "reality show", deixou dois filhos de quatro e cinco anos.

A jovem chegou a vender os direitos da sua própria morte, mas acabou por morrer em privado acompanhada pelos filhos, a mãe e o marido com que se casou há um mês, numa cerimónia da qual vendeu os direitos televisivos.

A irreverente Jade, com um passado ligado à toxicodependência, justificou a mediatização dos seus últimos dias de vida com a necessidade de assegurar o futuro dos seus filhos.

"Jade morreu às 03h55. A minha adorável filha está agora em paz", anunciou Jackiey Budden, mãe de Jade, acrescentado que a "familiares e amigos gostariam de ter finalmente privacidade".

No entanto, a mediatização da morte da jovem deverá manter-se nas exéquias, que ela própria planeou.

Segundo Max Clifford, agente de Jade, as exéquias serão "uma grande ocasião, porque será o seu último adeus a todo o Mundo, e era esse o seu desejo"

Jade Goody, antiga assistente de dentista, apoiou diversas campanhas de prevenção e detecção do cancro. E dados das autoridades de saúde inglesas revelam um considerável aumento nos números de exames ao colo do útero desde Agosto de 2008, quando a doença de Jade se tornou pública.

"Creio que nos lembraremos dela como uma jovem que salvou e vai salvar um número incrível de vidas", acrescentou Max Clifford.

Também o Gordon Brown, primeiro-ministro britânico, comentou a morte de Jade. "Ela foi uma mulher corajosa diante da vida e da morte e todo o país admira a sua determinação para dar um futuro promissor aos seus filhos", lê-se num comunicado.

Tópicos
pub