Última Hora
Apagão. Corte de energia elétrica atinge Portugal de norte a sul e vários países europeus

J-36. Novo caça chinês sem cauda mostra potencial para superar americanos

por RTP
Foto: Tyrone Siu - Reuters

Um vídeo divulgado esta semana nas redes sociais revela um futurista caça chinês com três motores e sem cauda que analistas acreditam ser um J-36. A confirmar-se, a China poderá igualar ou mesmo ultrapassar os Estados Unidos na corrida para caças de sexta geração.

As imagens mostram a aeronave a sobrevoar uma autoestrada perto da pista da Chengdu Aircraft Industry Group, a fábrica na província de Sichuan onde o novo caça terá sido fabricado.

Outras imagens de um caça J-36 surgiram pela primeira vez nas redes sociais chinesas no final do ano passado, capturando rapidamente a atenção de entusiastas de aeronaves e analistas militares.

Segundo especialistas, este caça é considerado uma aeronave de sexta geração e incorpora a mais recente tecnologia e engenharia de motores e estruturas.



David Cenciotti, antigo membro da Força Aérea italiana e especialista em aviação militar, acredita que “o motor do jato, com duas entradas de ar sob as asas e uma montada atrás do cockpit, representa um desvio da configuração convencional de dois motores vista em muitos caças contemporâneos”.

No seu site The Aviationist, Cenciotti escreve ainda que “esta configuração pode oferecer vantagens em termos de impulso”. Além disso, o espaço na zona inferior da aeronave indica que possui compartimentos para armas que podem permitir o transporte de mísseis de longo alcance, acrescenta o italiano.
Corrida com os EUA

O J-36 pode não ser, porém, o único caça de sexta geração que Pequim tem em preparação. Em dezembro, foram divulgadas fotografias de um outro caça de dois motores a que os analistas se referiram como J-XX ou J-50.

O Exército de Libertação Popular, principal força militar da China, ainda não reconheceu publicamente a existência do J-36 ou do J-50.
Com o J-36 a China poderá igualar ou ultrapassar os Estados Unidos na corrida para caças de sexta geração.
Neste momento, os caças de quinta geração dos EUA (o F-22 e o F-35) são considerados os melhores do mundo. Pequim também possui dois modelos de quinta geração (o J-20 e o J-35), mas nenhum deles tem a experiência de combate ou a eficácia comprovada das aeronaves americanas.

Em março, o presidente dos Estados Unidos anunciou a adjudicação de um contrato à empresa Boeing para desenvolver o caça da Força Aérea F-47, de sexta geração. Segundo Donald Trump, um protótipo desta aeronave já circula há cinco anos.

c/ agências
Tópicos
PUB