J-36. Novo caça chinês sem cauda mostra potencial para superar americanos
Um vídeo divulgado esta semana nas redes sociais revela um futurista caça chinês com três motores e sem cauda que analistas acreditam ser um J-36. A confirmar-se, a China poderá igualar ou mesmo ultrapassar os Estados Unidos na corrida para caças de sexta geração.
Outras imagens de um caça J-36 surgiram pela primeira vez nas redes sociais chinesas no final do ano passado, capturando rapidamente a atenção de entusiastas de aeronaves e analistas militares.
Segundo especialistas, este caça é considerado uma aeronave de sexta geração e incorpora a mais recente tecnologia e engenharia de motores e estruturas.
David Cenciotti, antigo membro da Força Aérea italiana e especialista em aviação militar, acredita que “o motor do jato, com duas entradas de ar sob as asas e uma montada atrás do cockpit, representa um desvio da configuração convencional de dois motores vista em muitos caças contemporâneos”.
O Exército de Libertação Popular, principal força militar da China, ainda não reconheceu publicamente a existência do J-36 ou do J-50.
Neste momento, os caças de quinta geração dos EUA (o F-22 e o F-35) são considerados os melhores do mundo. Pequim também possui dois modelos de quinta geração (o J-20 e o J-35), mas nenhum deles tem a experiência de combate ou a eficácia comprovada das aeronaves americanas.
Em março, o presidente dos Estados Unidos anunciou a adjudicação de um contrato à empresa Boeing para desenvolver o caça da Força Aérea F-47, de sexta geração. Segundo Donald Trump, um protótipo desta aeronave já circula há cinco anos.
c/ agências