Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

"Isto vai ser histórico". O apoio dos Obama a Kamala Harris

por Cristina Santos - RTP
Kamala Harris ao telefone com o casal Obama que a apoia. Reuters

Barack Obama e Michelle Obama garantem que vão fazer "tudo" o que puderem para ajudar a eleger Kamala Harris como "a próxima presidente dos Estados Unidos". A vice-presidente norte-americano tem agora o apoio de todas as principais figuras - politicamente ativas - do Partido Democrático para ser nomeada candidata à Casa Branca.

Num vídeo divulgado nas redes sociais da vice-presidente dos Estados Unidos, vê-se Kamala Harris a falar ao telefone. Do outro lado ouve-se, em primeiro lugar, a voz de Michelle Obama: “Não posso fazer este telefonema sem dizer à minha amiga Kamala: estou orgulhosa de ti. Isto vai ser histórico”.

A seguir Obama afirma: “Telefonámos a dizer que a Michelle e eu não podíamos estar mais orgulhosos de te apoiar e fazer tudo o que pudermos para que superes esta eleição e chegues à Sala Oval”.
Kamala Harris não esconde a satisfação com o apoio dos Obama e agradece, até porque o silêncio do antigo presidente democrata estava a alimentar a ideia de que este era a favor de uma competição com vários nomes para garantir a nomeação na Convenção Nacional Democrata do próximo mês, em Chicago.
 
No entanto, na rede social X, Obama escreve que Kamala Harris “será uma fantástica presidente dos Estados Unidos”. “Tem todo o nosso apoio. Neste momento crítico para o nosso país, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que ela ganhe em novembro”. A seguir o apelo ao voto: “Esperamos que se juntem a nós.”


O ex-presidente manteve o silêncio após a decisão de Joe Biden de se retirar da campanha, o que agora alguns analistas garantem que teve como objetivo não pôr em segundo plano a mensagem elogiosa para Joe Biden, após ter desistido. Já a estação televisiva norte-americana NBC garante que o silêncio de Obama, até agora, foi pensado ao milímetro para escolher o momento certo.

Este apoio acontece numa altura em que a campanha de Kamala Harris tem planeadas inúmeras ações para marcar os 100 dias que faltam para a eleição presidencial.

Na História dos Estados Unidos, Obama foi o primeiro presidente negro do país e agora apoia Kamala Harris, que, vencendo Trump, seria a primeira mulher, a primeira mulher negra e a primeira pessoa de ascendência do sul da Ásia a chegar à Casa Branca.
Tópicos
PUB