Invasão Brasília. Congresso realiza sessão extraordinária para analisar intervenção federal
O Senado e a Câmara dos Deputados brasileiros realizam esta segunda-feira uma sessão extraordinária conjunta para analisar o pedido do Presidente, Lula da Silva, de intervenção no Distrito Federal após `bolsonaristas` invadirem os edifícios que representam os poderes judicial, legislativo e executivo, em Brasília.
A sessão foi convocada pelo presidente do Senado brasileiro, Rodrigo Pacheco, que estava de férias em França e está agora de regresso ao Brasil, onde chegará na segunda-feira, segundo o canal de televisão brasileiro O Globo.
O Congresso brasileiro irá assim analisar o decreto emitido por Lula da Silva, através do qual o governo federal assume os poderes de Brasília em matéria de segurança e instala um interveniente - Ricardo Garcia Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Centenas de apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e vandalizaram este domingo o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), sedes dos poderes legislativo, executivo e judicial.
Os manifestantes, que furaram as barreiras de proteção da polícia, pedem uma intervenção militar para derrubar o Presidente Lula da Silva, uma semana após a sua tomada de posse.
A Polícia Militar conseguiu, entretanto, recuperar o controlo da sede do STF e o chefe de Estado brasileiro prometeu que todos os responsáveis pelas invasões serão punidos.