Inundações Líbia. Autoridades receiam que mortos cheguem aos 20 mil
As populações das regiões afetadas pelas inundações na Líbia continuam a procurar os milhares de desaparecidos, estando as equipas de resgate a pedir mais sacos para cadáveres. Na quarta-feira, as autoridades indicavam que o número de mortos ascendia os cinco mil, mas as estimativas apontam para que as vítimas podem chegar até aos 20 mil.
Ainda não há confirmação de quantas pessoas estarão ainda desaparecidas nos escombros ou no mar, mas as autoridades receiam ainda o risco de doenças.
Os dois governos rivais da Líbia – o Governo de Unidade Nacional reconhecido internacionalmente e o Governo do Leste da Líbia – têm empreendido esforços para dar resposta à situação que o país enfrenta e apelado à ajuda internacional, que tem aumentado no país nos últimos dias.
Nas regiões mais afetadas estão já equipas de resgate do Egito, da Turquia e do Catar.
“Na verdade, precisamos de equipas especializadas na recuperação de corpos”, disse o presidente da Câmara de Derna, Abdulmenam al-Ghaithi, à imprensa local. “Temo que a cidade seja infetada por uma epidemia devido ao grande número de corpos sob os escombros e na água.”
A cidade costeira estava até agora inacessível por via terrestre depois de chuvas torrenciais provocarem o colapso de duas barragens, localizadas a poucos quilómetros de áreas habitadas, despejando 33 milhões de litros de água que varreram bairros inteiros e as quatro pontes que atravessam o rio Derna até ao mar.
Já na quarta-feira, o ministro da Aviação Civil afirmou que o “mar está a despejar constantemente dezenas de corpos” e que vários operacionais marítimos continuam a procurar cadáveres ao longo da costa
As águas das cheias aumentaram substancialmente o caudal do Wadi Derna, um rio que corre das montanhas, atravessa a cidade e desagua no mar.
"Derna foi submergida por ondas de sete metros de altura que destruíram tudo no seu caminho. O número de mortos é enorme", disse Yann Fridez, chefe da delegação do Comité Internacional da Cruz Vermelha na Líbia, à emissora France24.
Derna situa-se numa estreita planície costeira no Mediterrâneo, sob montanhas íngremes que percorrem a zona costeira. Apenas duas estradas a partir do sul podem ser utilizadas, e estas implicam um longo e sinuoso percurso através das montanhas.