Inferno das chamas continua. Número de mortos em Los Angeles sobe para 16
Foto: Ringo Chiu - Reuters
O inferno das chamas em Los Angeles já fez 16 mortos. O balanço foi atualizado na madrugada deste domingo pelas autoridades. Há seis incêndios de grandes dimensões por apagar num combate inglório dos bombeiros que dura há já cinco dias, com os ventos fortes a ameaçarem espalhar ainda mais o fogo.
Pacific Palisades é uma das zonas mais afetadas. É de lá que a correspondente da Antena 1 nos Estados Unidos, Cândida Pinto nos descreve a angústia que o calvário do fogo está a trazer à comunidade.
As autoridades de saúde alertam também para os riscos do ar irrespirável. O departamento de saúde pública do condado de Los Angeles pede à população para ficar em casa e evitar a inalação de fumo.
E antretanto, polícia de Los Angeles está a combater os saqueadores nas zonas de evacuação obrigatória, tendo sido efetuadas sete detenções nos últimos dois dias, segundo o capitão Mike Lorenz, do Departamento de Polícia de Los Angeles.
"A pilhagem é um problema, o número de detenções está a aumentar continuamente", disse, falando no sábado à noite numa reunião da comunidade de Palisades.
"Estamos a apanhar saqueadores dentro da zona, mas estamos a proteger a área cada vez melhor todos os dias", acrescentou. "Chegámos mesmo a prender dois indivíduos que se faziam passar por bombeiros e entravam e saíam das casas".
Alguns residentes que tiveram de fugir contrataram seguranças privados para proteger o que restava das suas casas contra os saques, mesmo que estivessem quase todas queimadas, disse Lorenz. Esses guardas estão agora a ser controlados e vigiados de perto pela polícia de Los Angeles.