Um sismo de magnitude 5,6 na escala de Richter ocorrido esta segunda-feira na ilha de Java, na Indonésia, provocou pelo menos 46 mortos e 700 feridos. O número de vítimas do abalo é ainda provisório.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que acompanha a atividade sísmica em todo o mundo, registou o terramoto às 13h21 (6h21 em Lisboa) e localizou o epicentro na cidade de Cianjur, na província de Java ocidental.
A Agência Nacional de Mitigação de Catástrofes adiantou que o abalo derrubou dezenas de edifícios na região, que tem uma população de cerca de 170 mil pessoas. Antena 1
O responsável pela administração local, Herman Suherman, avançou que grande parte da população afetada ficou encurralada nos escombros dos edifícios, o que resultou num elevado número de feridos com severas fraturas ósseas.
इंडोनेशिया में आए भूकंप में करीब 20 लोगों की मौत, 300 घायल#indonesia #earthquake pic.twitter.com/cDr1K444r5
— HASHTAG BHARAT NEWS (@HTB_tweets) November 21, 2022
Marcelo Rebelo de Sousa já enviou uma mensagem de solidariedade e sentidas condolências ao presidente da Indonésia, Joko Widodo, pelas numerosas vítimas registadas no sismo. O presidente da Repúblicadesejou ainda a rápida recuperação de todos os feridos.
A Indonésia, com cerca de 275 milhões de habitantes, está localizada no "Anel de Fogo" do Pacífico, o que significa que é frequentemente afetada por atividade sísmica e vulcânica.
O abalo mais recente tinha-se registado na passada sexta-feira. O epicentro do sismo de magnitude 6,9 foi localizado perto da ilha de Enggano, na costa oeste da Indonésia.