Índia. Dezenas de mortos durante debandada no maior festival da religião hindu
Dezenas de pessoas morreram esmagadas ou asfixiadas esta quarta-feira durante uma debandada no norte da Índia, numa altura em que milhões de participantes no festival Kumbh Mela - o maior da religião hindu - estavam reunidos para se banharem nas águas sagradas do rio.
“Estão a chegar mais corpos. Temos cerca de 40 corpos aqui e estamos a transferi-los para fora e a entregá-los às famílias, um a um”, disse uma fonte policial à agência Reuters.
A debandada terá ocorrido quando a multidão se dirigiu para a confluência de três rios, onde a imersão é considerada particularmente sagrada.
Algumas testemunhas falaram de um enorme empurrão que fez com que os devotos caíssem uns sobre os outros, enquanto outras disseram que o encerramento das vias de acesso à água provocou a paragem da densa multidão e fez com que as pessoas morressem por asfixia.
Participantes do festival tentam escapar após debandada | Foto: Adnan Abidi - Reuters
"Houve um tumulto, toda a gente começou a empurrar, a puxar, a subir para cima uns dos outros. A minha mãe desmaiou, depois a minha cunhada. As pessoas passaram por cima delas", contou à Reuters Jagwanti Devi.
Um funcionário do Hospital de Prayagraj, para onde foram levados alguns dos feridos, disse por sua vez que várias das vítimas mortais sofreram ataques cardíacos ou tinham comorbilidades como a diabetes.
"As pessoas chegaram com fraturas, ossos partidos... Algumas desmaiaram no local e trouxeram-nas já mortas", revelou.
Devotos tentaram saltar barricadas
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que deveria marcar presença no festival em fevereiro, já apresentou as condolências aos "devotos que perderam os seus entes queridos" e afirmou que os funcionários locais estão a ajudar as vítimas "de todas as formas possíveis".
Segundo Yogi Adityanath, ministro do Estado de Uttar Pradesh, onde se situa a cidade festiva de Prayagraj, a debandada foi desencadeada quando alguns devotos tentaram saltar as barricadas colocadas para controlar as multidões, entre a 1h00 e as 2h00 da manhã (hora local).
O responsável adiantou entretanto que a situação “está sob controlo”.
O festival hindu Kumbh Mela é considerado a maior congregação pacífica do mundo, prevendo-se que atraia cerca de 400 milhões de pessoas ao longo das suas seis semanas, de acordo com as autoridades.
Segundo as autoridades, até terça-feira cerca de 200 milhões de pessoas tinham já participado no festival, que arrancou há apenas duas semanas. Desses participantes, mais de 50 milhões deram um mergulho nas águas que consideram sagradas.
Os hindus devotos acreditam que mergulhar na confluência de três rios sagrados - o Ganges, o Yamuna e o Saraswati - os absolve dos seus pecados e traz a salvação do ciclo da vida e da morte.
Este ano, participaram no Kumbh Mela o ministro indiano da Defesa, Rajnath Singh, e o ministro do Interior, Amit Shah. Estiveram também presentes personalidades como Chris Martin, vocalista dos Coldplay, ou a atriz Dakota Johnson.
c/ agências