Impeachment. Donald Trump absolvido no processo de destituição
Donald Trump foi esta quarta-feira absolvido pelo Senado norte-americano das acusações de abuso de poder e de obstrução ao Congresso. Os 100 elementos do Senado votaram separadamente os dois artigos que suportavam o impeachment do Presidente norte-americano.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) February 5, 2020
Os republicanos têm a maioria no Senado (53-47) e, por essa razão, já se esperava a votação de hoje resultasse na absolvição do Presidente, embora vários senadores não tenham indicado previamente o seu sentido de voto.
A equipa de advogados do Presidente voltou ao argumento de que não houve pressão junto de nenhum líder estrangeiro, negando igualmente qualquer ato de obstrução ao Congresso.
Donald Trump tem repetido que tudo não passa de uma "caça às bruxas" destinada a prejudicar a sua campanha para reeleição nas presidenciais de novembro próximo.
Este foi o terceiro julgamento de impeachment na história dos Estados Unidos (para além dos de Andrew Johnson, em 1868, e Bill Clinton, em 1998) e também nos dois casos anteriores os processos de destituição absolveram os presidentes.