Hezbollah reivindica mais de uma dezena de ataques em Israel

por Lusa

O grupo xiita libanês Hezbollah assumiu hoje a responsabilidade pelo lançamento de mais de uma dezena de ataques contra o norte de Israel em resposta ao ataque israelita que provocou quase 20 mortos.

O grupo assumiu a responsabilidade pelo lançamento de mísseis teleguiados que "causaram a destruição" de dois tanques Merkava do Exército israelita na zona de Labuna e que alegadamente causaram baixas entre os seus tripulantes.

Entre as suas operações, o grupo sublinhou ainda o lançamento de até oito disparos de `rockets` contra diferentes posições israelitas na zona de Al Sadana, nas explorações libanesas ocupadas de Shebaa, e contra os colonatos israelitas de Kfar Vradim, Ramot Naftali, Avivim e Masgav Am.

O Hezbollah assumiu também a responsabilidade por um ataque com `rockets` contra uma concentração de soldados israelitas na cidade de Blida, no sul, enquanto utilizava projéteis de artilharia dirigidos a outro grupo de soldados israelitas que se encontravam entre Kafar Kila e Oddeisseh.

A milícia libanesa alegou que estas operações visam defender o seu país e apoiar a resistência palestiniana na Faixa de Gaza.

O confronto cruzado entre o Hezbollah e Israel, desencadeado há um ano, entrou numa nova fase, desde que no final de setembro passado o Estado judaico iniciou uma campanha sem precedentes de intensos bombardeamentos aéreos contra o sul e o leste do Líbano, incluindo Beirute.

Segundo o Ministério da Saúde Pública libanês, desde o início do conflito entre Israel e o Hezbollah, em 08 de outubro de 2023, pelo menos 2.367 pessoas perderam a vida e outras 11.088 ficaram feridas em consequência de ataques do Exército israelita.

Tópicos
PUB