Um grupo de cientistas diz ter descoberto um continente desaparecido há 120 milhões de anos. Apelidado de Grande Adria, o continente tem a dimensão da Gronelândia e está a 1500 quilómetros de profundidade da Europa.
Segundo os investigadores, acredita-se que a origem do Grande Adria remonte a cerca de 140 milhões de anos atrás, altura em que o Hemisfério Sul da Terra era formado por um só continente, o Gondwana.
Os vestígios deste continente encontram-se espalhados por 30 países, numa área que vai desde Portugal ao Irão. Depois de vários anos de investigação, os cientistas apenas agora conseguiram terminar o puzzle e descobrir a localização do continente desaparecido.
Douwe van Hinsbergen continua a explicar que “a única parte restante deste continente é uma faixa que vai desde Turim, através do Mar Adriático, até o calcanhar da bota que forma Itália”.
Esta área é denominada pelos geólogos de Adria, daí os pesquisadores do estudo terem apelidado o continente de Grande Adria.
"Esqueça a Atlântida", disse Douwe van Hinsbergen, referindo-se ao lendário continente perdido entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico. "Sem perceber, um grande número de turistas passa as suas férias, todos os anos, no continente da Grande Adria", conclui.