O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, saudou hoje a eleição de Claudia Sheinbaum como Presidente do México, destacando tratar-se da primeira mulher a chegar a chefe de Estado do país latino-americano.
Quando questionado sobre como viu a eleição, pela primeira vez na história, de uma chefe de Estado em toda a América do Norte, o vice-porta-voz de Guterres, Farhan Haq, felicitou "o povo do México" e disse que o secretário-geral "aplaude esta tendência" visível "em todo o mundo".
O sistema das Nações Unidas no México já havia emitido uma declaração na qual estendia o seu apoio à nova Presidente eleita, comprometendo-se a trabalhar "para o aprofundamento das mudanças sociais, em favor das pessoas mais vulneráveis, a transição para uma economia verde e a defesa dos Direitos Humanos".
Claudia Sheinbaum, do Movimento para a Regeneração Nacional (MORENA), partido de esquerda atualmente no Governo, foi eleita Presidente do México nas eleições de domingo.
Segundo dados provisórios do Instituto Nacional Eleitoral do México, a antiga presidente da Câmara da Cidade do México obteve no domingo entre 58,3% e 60,7% dos votos, derrotando a antiga senadora de centro-direita Xochitl Gálvez e o centrista Jorge Álvarez Máynez.
Claudia Sheinbaum irá suceder como Presidente de México a Andrés Manuel López Obrador.