Guterres quer "investigação independente e transparente" sobre violência em Gaza

por Lusa

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou hoje no Conselho de Segurança a uma "investigação independente e transparente" sobre os eventos violentos em Gaza entre israelitas e palestinianos.

"A recente violência em Gaza terminou com mortes e feridos desnecessários. Eu peço às partes que se abstenham de qualquer ação que possa levar a novas vítimas e a qualquer medida que possa colocar em perigo os civis", disse António Guterres.

O secretário-geral das Nações Unidas falou durante uma reunião do Conselho de Segurança sobre ameaças no Médio Oriente, particularmente a situação na Síria.

"Esta tragédia sublinha a urgente necessidade de relançar o processo de paz para uma solução de dois Estados que permita a palestinianos e israelitas viver em dois estados democráticos lado a lado, em paz e segurança, dentro de fronteiras reconhecidas por todos", defendeu.

Num comunicado, os representantes diplomáticos da Tunísia, do Kuwait, da Palestina e da Liga Árabe referem que enviaram uma carta ao Conselho de Segurança para chamar a atenção para o que se passa em Gaza.

"Pedimos urgentemente à comunidade internacional para assumir a responsabilidade e agir para impedir as mortes e os ferimentos intencionais infligidos a civis palestinos", refere o documento.

Tópicos
PUB