O Secretário-Geral das Nações Unidas afirmou hoje que o Conselho de Segurança tem que se manter unido para resolver o conflito com a Coreia do Norte. No discurso no debate da 72ª Assembleia-Geral da ONU, António Guterres afirmou que a solução para a Coreia do Norte tem que ser política.
No entanto, acrescentou António Gueterres, "a ansiedade global em relação às armas nucleares está no seu nível mais elevado desde a Guerra Fria".
Guterres condenou "inequivocamente" os testes nucleares realizados recentemente pela Coreia do Norte e apelou a PyongYang e a todos os estados-membros "para que cumpram as resoluções do Conselho de Segurança. Pediu ainda ao "conselho para que mantenha a sua união. Só isso pode conduzir para a desnuclearização da península coreana e, tal como a resolução reconhece, criar uma oportunidade para o empenho diplomático no sentido da resolução da crise".
O Secretário-Geral das Nações Unidas disse ainda que a proliferação está a "gerar um perigo inimaginável e o desarmamento está paralisado". "Urge evitar tal proliferação, promover o desarmamento e preservar o que já foi conquistado nessa direção".
(em atualização)