Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito ao minuto

Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito ao minuto

por Carlos Santos Neves - RTP

O Hezbollah atacou uma base militar israelita, causando as mortes de pelo menos quatro soldados do Estado hebraico. Acompanhamos aqui, ao minuto, o evoluir da situação.

Emissão da RTP3


Ammar Awad - Reuters

Mais atualizações Voltar ao topo
Momento-Chave
42.289 mortos
por RTP

Revisto o balanço de perdas de vidas na Faixa de Gaza

A ofensiva israelita desencadeada após o ataque de 7 de outubro de 2023 do movimento radical Hamas causou já 42.289 mortes na Faixa de Gaza. O número de feridos é de 98.684. Números avançados esta segunda-feira pelo Ministério da Saúde do território.
PUB
Momento-Chave
Segunda campanha
por RTP

Vacinação contra a poliomielite em curso na Faixa de Gaza

Começou a segunda campanha de vacinação contra a poliomelite na Faixa de Gaza. O Ministério da Saúde local adianta que a segunda dose começa por ser aplicada a crianças abaixo dos dez anos de idade no centro do território palestiniano governado pelo Hamas. O processo será alargado, dentro de três dias, ao norte e ao sul.

A primeira campanha teve início em setembro, depois de ter sido diagnosticado o primeiro caso de poliomielite em Gaza em 25 anos: um bebé de dez meses, que ficou com uma perna paralisada.

A primeira dose foi aplicada a cerca de 560 mil crianças, apesar das dificuldades criadas pelo quadro de guerra. Ainda assim, a Organização Mundial da Saúde afirma que as pausas para a administração de vacinas foram largamente respeitadas.
PUB
por RTP

Sirenes soam no centro de Israel devido a projéteis disparados do Líbano

PUB
Momento-Chave
"Difícil e doloroso"
por RTP

Estado-Maior israelita admite impacto de ataque do Hezbollah a base de treino militar

O tenente-general Herzi Halevi, chefe do Estado-Maior do exército israelita, descreve o ataque que matou, no fim de semana, quatro soldados como "difícil e doloroso".

"Estamos em guerra e um ataque a uma base de treino na frente interna é difícil e os resultados são dolorosos", afirmou o responsável durante uma visita à base da Brigada Golani.
PUB
Momento-Chave
Líbano
por RTP

União Europeia condena ataques a missões das Nações Unidas

A União Europeia condenou esta segunda-feira os ataques israelitas contra missões das Nações Unidas no Líbano e bombardeamentos em "áreas com grande densidade populacional".

"A UE condena todos os ataques contra missões da Organização das Nações Unidas e expressa uma preocupação particularmente grave com os ataques do exército israelita", escreveu o alto representante para a Política Externa, Josep Borrell, na rede social X.


Na antecâmara de uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE no Luxemburgo, Borrell condenou também os ataques do Hezbollah contra território do Estado hebraico.
PUB
Momento-Chave
Ponto de situação
por RTP

Base israelita atingida por ataque com "drone" do Hezbollah

  • O Hezbollah voltou a atacar Israel com recurso a um "drone". Foi atingida uma base militar. Pelo menos quatro soldados israelitas morreram e há notícia de 67 feridos. Todos os feridos foram levados para hospitais;


  • Durante o fim de semana, as Forças de Defesa de Israel atingiram 200 alvos do Hezbollah no Líbano;


  • Um ataque israelita a uma escola usada como abrigo no centro de Gaza fez pelo menos 22 mortos, incluindo 15 crianças, segundo a Agência de Defesa Civil do movimento radical palestiniano Hamas. Outras 80 pessoas ficaram feridas num ataque ao campo de Nuseirat;


  • Pelo menos três pessoas morreram e outras 40 ficaram feridas, na última madrugada, num bombardeamento israelita contra tendas de deslocados no Hospital Mártires de Al Aqsa, no centro de Gaza;


  • O ministro iraniano dos Negócios Estangeiros, Abbas Araghchi, afirma que, neste momento, tudo é possível face a Israel - a paz ou a guerra;


  • Por sua vez, o ministro iraquiano dos Negócios Estrangeiros, Fouad Houssein, veio deixar claro que o seu país não autoriza Israel a usar o espaço aéreo para atacar o Irão;


  • O contingente de manutenção de paz das Nações Unidas no Líbano acusa Israel de bloquear a circulação e reclama explicações sobre o que descreve como "violações chocantes" de uma resolução do Conselho de Segurança;


  • O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, apelou ao secretário-geral das nações Unidas, António Guterres, para que retire os capacetes azuis da UNIFIL das zonas de combate no Líbano;


  • O secretário-Geral da ONU avisa que a Força das Nações Unidas no Líbano nunca deve ser alvo de ataques. Em comunicado, António Guterres afirma que "os ataques contra as forças de manutenção da paz violam o Direito Internacional, incluindo o direito internacional humanitário, e podem constituir um crime de guerra.
PUB
Momento-Chave
por Lusa

Diplomacia da UE aprova mais sanções contra o Irão

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE vão anunciar novas sanções ao Irão EPA

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) reúnem-se, com a participação do homólogo do Reino Unido, para aprovar um novo pacote de sanções contra o Irão.

Em cima da mesa vai estar uma discussão sobre como impedir a Rússia de receber componentes tecnológicos que estão a ser fornecidos pelo Irão e pela China. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, participa na reunião.

Estão já em vigor sanções contra empresas que fornecem armamento para o esforço de guerra russo na Ucrânia, no caso do Irão, e componentes tecnológicos, no caso da China, mas os ministros querem avaliar outras opções, disse um alto funcionário europeu.

Na sequência da reunião deverá ser anunciado um novo pacote de sanções para dissuadir o envio de armamento iraniano, nomeadamente mísseis balísticos, adiantou a mesma fonte.

O pacote terá apenas enfoque no armamento fornecido a Moscovo e não incluiria o armamento que Teerão fornece ao Hezbollah ou no Médio Oriente.

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, David Lammy, que iniciou funções em julho, vai participar na reunião.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Netanyahu pede à ONU para retirar UNIFIL das áreas de combate

Foto: EPA

Mais de 100 Estados-membros da ONU assinaram uma carta de apoio ao secretário-geral António Guterres em reação à declaração de "persona non grata" por parte de Israel.

PUB
Momento-Chave
por RTP

RTP no Líbano. Força da paz da ONU rejeita desejos de Benjamin Netanyahu

Os enviados especiais José Manuel Rosendo e Sérgio Ramos acompanham no terreno o escalar do conflito no Médio Oriente.

PUB
Momento-Chave
por RTP

RTP em Israel. Ataque do Hezbollah mata quatro militares e faz dezenas de feridos em base israelita

Os enviados especiais Paulo Jerónimo e José Pinto Dias acompanham no terreno o evoluir do conflito na fronteira entre o Líbano e Israel.

PUB
Momento-Chave
por RTP

Iraque interdita espaço aéreo a eventual ataque de Israel

À medida que aumenta a violência entre Israel, Gaza e o Líbano alastra o risco de um conflito alargado na região.

O aviso foi pelo Iraque, que, após o encontro como homólogo iraniano, avisou que Bagdade não permite que Telavive utilize o espaço aéreo do país para atacar o Irão.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Líbano. Os efeitos dos ataques israelitas no Vale de Bekaa

Para além do sul do Líbano, o Vale de Bekaa é uma das zonas mais atingidas pelos ataques israelitas. Ataques que nada poupam, nem sequer as universidades.

PUB
Momento-Chave
por RTP

Jericó é um porto de abrigo para deslocados de Gaza

Jericó é a cidade na Cisjordânia que mais palestinianos recebeu da Faixa de Gaza. O exército israelita está constantemente a fechar os acessos e nunca se sabe quando voltam a abrir.

PUB
Momento-Chave
por RTP

UNIFIL. A criação e a missão da força de paz da ONU no Líbano

Foto: Thaier Al-Sudani - Reuters

A força interina das Nações Unidas no Líbano foi criada em 1978 durante a invasão de Israel. Atua no sul do país, na chamada Linha Azul que divide os dois territórios. A UNIFIL tem sido a chave para a paz na região nas últimas duas décadas.

PUB