Guerra na Ucrânia. Troféu da Eurovisão vendido para comprar drones

por RTP

A banda vencedora do Festival Eurovisão, Kalush Orchestra, vendeu o troféu por 900 mil dólares (838 mil euros) para angariar fundos para a guerra na Ucrânia, de onde os músicos são originários.

O microfone de cristal foi leiloado no Facebook, numa ação conduzida pelo apresentador de televisão Serhiy Prytula.

Os recursos arrecadados serão usados para comprar para as Forças Armadas o sistema aéreo não tripulado PD-2, que inclui três aeronaves e uma estação de controlo terrestre, disse Prytula no leilão.

Os drones são muito usados pelas forças ucranianas e russas, tanto como armas quanto como aeronaves de reconhecimento.

O grupo venceu o Festival Eurovisão com a múisica "Stefania", surfando uma onda de apoio público para reivindicar uma vitória emocional.

A venda do troféu coincidiu com a participação da banda num concerto de caridade na Porta de Brandenburgo, em Berlim, destinado a angariar fundos para material médico.

Falando no concerto, o membro da banda Oleh Psiuk apelou para que as pessoas não se acostumem com a guerra.

"Acho que deveria estar sempre nas primeiras páginas, até que a paz chegue", disse Psiuk.

A música Stefania foi originalmente escrita em homenagem à mãe de Psiuk, mas letras emotivas como "Eu sempre caminharei até você por estradas quebradas" foram reinterpretadas como um grito de guerra.

A invasão da Rússia na Ucrânia, agora no quarto mês, tirou a vida de milhares de civis, fez milhões de ucranianos fugirem e reduziu cidades a escombros.

Moscovo argumenta ser uma "operação militar especial" para desarmar a Ucrânia e protegê-la dos fascistas. A Ucrânia e o Ocidente dizem que a alegação fascista é infundada e que a guerra é um ato de agressão não provocado.
Tópicos
PUB