Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

por Inês Moreira Santos - RTP

Moscovo está a tentar recuperar todo o território da província de Kursk, que foi conquistado pelas tropas de Kiev, tendo intercetado dezenas de drones ucranianos na última noite. Já os ataques com drones e mísseis russos danificaram 321 instalações de infraestruturas portuárias ucranianas desde julho de 2023 até agora, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Acompanhamos aqui o evoluir da situação.



Reuters

Mais atualizações Voltar ao topo
Momento-Chave
por RTP

Zelensky volta a dizer que Ucrânia precisa de melhores defesas aéreas

Volodymyr Zelensky disse, este domingo, que a Ucrânia precisa de fortalecer as defesas aéreas para proteger. O apelo do presidente ucraniano surge depois das forças ucranianas terem indicado que intercetaram 50 dos 73 drones russos lançados durante a noite em várias regiões.

"Um alerta aéreo foi emitido quase diariamente em toda a Ucrânia esta semana", disse Zelensky numa mensagem divulgada no Telegram.

Na semana passada, a Rússia usou mais de 800 bombas aéreas guiadas, cerca de 460 drones de ataque e mais de 20 mísseis de vários tipos, disse adiantou ainda o chefe de Estado ucraniano.

"A Ucrânia não é um campo de testes para armas. A Ucrânia é um Estado soberano e independente. Mas a Rússia ainda continua os esforços para matar o nosso povo, espalhar medo e pânico e nos enfraquecer".
PUB
por RTP

Ucrânia perdeu mais de 40 por cento das terras que tomou na região de Kursk na Rússia

O domínio de Kiev na região de Kursk foi reduzido para 800 quilómetros quadrados, de 1.376 no início da incursão em agosto, diz fonte do Estado-Maior da Ucrânia. Segundo a mesma fonte, a maioria das tropas norte-coreanas enviadas para essa região, apoiando Moscovo, continua em treino.

A Rússia enviou 59 mil tropas para a região de Kursk desde que as forças de Kiev chegaram.

"No máximo, controlávamos cerca de 1.376 quilómetros quadrados, agora é claro que esse território é menor. O inimigo está aumentando os contra-ataques", disse a fonte, citada pela Reuters.

"Agora controlamos aproximadamente 800 quilómetros quadrados (309 milhas quadradas). Manteremos esse território pelo tempo que for militarmente apropriado".

As forças russas tentam, entretanto, avançar em direção a Kurakhove, na região de Donetsk, no leste da Ucrânia.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Putin perdoa dívidas a quem se aliste

Vladimir Putin vai perdoar dívidas a quem se aliste para combater na Ucrânia, além de alargar o perdão aos cônjuges. A medida foi aprovada pelo parlamento russo na terça-feira e promulgada no sábado. 

A nova legislação também se aplica aos recrutas e aos que são mobilizados. Dois anos depois da invasão, a Rússia procura agora atrair voluntários perdoando dívidas até 10 milhões de rublos, cerca de 92 mil euros ao câmbio atual.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Zelensky favorável a reforma da estrutura militar para "reduzir burocracia"

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, manifestou-se favorável a uma mudança na estrutura militar do país, de forma a "reduzir a burocracia" e a facilitar a gestão das tropas envolvidas na guerra contra a Rússia. No início desta semana, fontes militares ucranianas avançaram ao `site` The New Voice of Ukraine que pretendiam fazer a transição do atual sistema de brigadas para um sistema de corporações até ao final de novembro.
PUB