Moscovo, 15 Dez (Lusa) - O Congresso do Partido Comunista da Federação da Rússia decidiu hoje apresentar a candidatura de Guennadi Ziuganov às eleições presidenciais de 02 de Março de 2008.
Ziuganov não tinha concorrentes e foi apoiado por 215 dos 218 delegados, recebendo assim apenas três votos contra a sua candidatura.
Nas primeiras declarações após a tomada de posição do congresso comunista, Ziuganov prometeu, em caso de vitória, "reinstalar a pena de morte por crimes graves" e "nacionalizar os recursos e os ramos estratégicos da economia".
O dirigente comunista tornou-se o segundo candidato ao cargo de Presidente avançado por um partido com representação parlamentar.
O primeiro foi o ultranacionalista Vladimir Jirinovski, presidente do Partido Liberal Democrático da Rússia.
Em conformidade com a lei eleitoral, os partidos que conseguiram eleger deputados para a Duma Estatal (câmara baixa) do Parlamento russo, não necessitam de reunir dois milhões de assinaturas de eleitores para ver o nome do seu candidato no boletim de voto.
Por conseguinte, Dmitri Medvedev, candidato escolhido para suceder a Vladimir Putin no Kremlin, apenas necessita também do apoio do Partido Rússia Unida, que deverá conquistar sem qualquer tipo de dificuldade no congresso dessa força política, a realizar na próxima terça-feira.
Cerca de 25 pessoas manifestaram a intenção de lutar pelo cargo de Presidente da Rússia, mas a grande maioria não chegará à fase de ver o seu nome inscrito no voto.
Por exemplo, os apoiantes de Garri Kasparov, antigo campeão do mundo de xadrez e um dos mais visíveis opositores de Putin, não conseguiram alugar uma sala para realizar o congresso de apoio à sua candidatura, o que o levou a afastar-se da corrida.
Outro opositor de Vladimir Putin, o antigo primeiro-ministro Mikhail Kassianov, tenta reunir os dois milhões de assinaturas para poder continuar na luta pelo cargo de Presidente.
JM.
Lusa/Fim